Capital está em alerta para inundações e enxurradas
Centro de monitoramento considera a previsão de chuvas para os próximos dias para emissão do alerta
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu um alerta nesta segunda-feira (12) para o risco de eventos geo-hidrológicos, como inundações e enxurradas, para a região metropolitana de Campo Grande.
O comunicado, elaborado por uma equipe multidisciplinar do órgão, considera a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte para os próximos dias na Capital para a emissão do alerta.
Segundo o Cemaden, a intensidade das chuvas pode ocasionar acúmulos que favorecem a ocorrência de enxurradas e inundações em áreas urbanas, além de extrapolar a capacidade dos sistemas de drenagem de áreas com alto grau de impermeabilização do solo ou alta declividade.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu dois alertas de chuvas intensas para Mato Grosso do Sul, incluindo a região metropolitana de Campo Grande. Os avisos preveem pancadas de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de até 60 km/h. Além disso, o estado está em alerta para declínio de temperatura, com previsão de alcançar 3ºC em algumas regiões.
Frente ao risco moderado de inundações e enxurradas, a população deve estar preparada para possíveis transtornos. É fundamental tomar cuidado ao trafegar em áreas de risco e evitar cruzar vias alagadas. Caso necessário, buscar abrigo em locais seguros e acionar os órgãos de defesa civil (199) em caso de emergência.