Cesp abre comportas de Jupiá e Porto Primavera, mas garante situação normal
A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) abriu as comportas das usinas de Jupia (Três Lagoas) e Porto Primavera (Batayporã) em função do aumento do nível operacional.
A operação, de acordo com a empresa, não acarreta riscos a populações ribeirinhas e que a situação é de normalidade nas usinas hidrelétricas que a Companhia opera na bacia do rio Paraná.
As comportas foram abertas na posição mínima e a ação, prevista pela empresa, é considerada normal. A operação de abertura é coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e tem a função de manter os reservatórios das hidrelétricas nos níveis recomendados pelo Plano Anual de Prevenção de Cheias, do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Da usinas instaladas no rio Paraná, a de Ilha Solteira (localizada em Selvíria) ainda não teve as comportas abertas e possui, segundo a Cesp, boa capacidade de armazenamento. Até ontem, a usina contava com 79,70% da capacidade utilizada.
O reservatório de Ilha Solteira atua como controlador de cheias, evitando que haja elevações bruscas no nível do rio Paraná, o que poderia trazer riscos às populações ribeirinhas.