Chegada da primavera traz instabilidade, mas temperaturas ficam acima dos 30°C
Nova estação começa às 22h53 deste sábado e termina no dia 21 de dezembro de 2018
A primavera começa às 22h53 deste sábado (22) e segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de hoje até quarta-feira (26), o calor e a umidade disponível formam áreas de instabilidade. Podem ocorrer pancadas de chuva de intensidade moderada, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas as temperaturas ficam acima dos 30°C.
Para amanhã, domingo (23), a temperatura mínima prevista para Campo Grande é de 22°C e máxima de 33°C. Em Dourados, mínima de 20°C e máxima de 32°C.
Nos próximos dias, as temperaturas sofrem elevação e ocorre baixa umidade do ar, no período da tarde. A partir de segunda-feira (24), o canal de umidade atua no Estado, promovendo pancadas de chuva especialmente no sul e oeste. Continua a baixa umidade do ar, nas demais áreas.
O que está previsto? A Região Centro-Oeste apresentou chuvas de normal a ligeiramente abaixo da normal durante o inverno, segundo sua característica climatológica, que é de baixa ou nenhuma pluviosidade.
Com a permanência das massas de ar seco e quente durante os meses de junho a agosto, as temperaturas médias foram acima da normal climatológica e favoreceu a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, principalmente nos estados do Mato Grosso e Goiás.
Em alguns dias entre os meses de junho a setembro, a umidade relativa do ar apresentou valores abaixo de 20% nos horários com temperaturas mais elevadas. Já em localidades no sudoeste do Mato Grosso e leste do Mato Grosso do Sul, as temperaturas médias foram abaixo da média, devido a entrada de algumas massas de ar frio que passaram pelo Brasil.
A previsão para a primavera indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a ligeiramente abaixo da normal em grande parte da Região Centro-Oeste, exceto no sudoeste do Mato Grosso do Sul e extremo norte mato-grossense, em que as chuvas serão mais regulares. As temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul.