Chuvas recentes ajudam o Rio Paraguai a retomar nível normal
Seca histórica do ano passado prejudicou até a navegação
Após passar pela pior seca em 124 anos, o Rio Paraguai apresenta sinais de recuperação. O último levantamento de janeiro, feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), mostrou que ele alcançou 130 cm.
Para ter uma ideia, em outubro do ano passado, o pior registro foi de -69 cm. Esse foi o nível mais baixo desde o início dos monitoramentos, em 1900.
De acordo com o diretor-presidente do Imasul, André Borges, essa recuperação é graças às chuvas mais recentes. "Apesar disso, precisamos manter a atenção, pois a estabilidade do Rio Paraguai ainda depende da regularidade das precipitações nos próximos meses”, afirmou.
O Imasul ressaltou, ainda, que a avaliação da navegabilidade do rio é uma atribuição da Marinha do Brasil, que segue acompanhando a situação. Mesmo assim, o instituto monitora as condições hídricas em tempo real (clicando aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.