Agosto mal começou e Corumbá já registra 500 focos de incêndio
Ao longo do ano, já são 1.529 focos de queimadas em Corumbá. Mirador (MA) é o segundo colocado com 859 focos, e Balsas (MA) está em terceiro com 645 focos
A situação é alarmante em Corumbá. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 537 focos de incêndio somente entre os cinco primeiros dias do mês de agosto.
O número deixa a Cidade Branca na liderança entre os municípios brasileiros. O segundo colocado é Grajaú (MA), com 147 focos de incêndio, e Mirador (MA), com 109 focos. Ainda de acordo com o INPE, Corumbá registrou 91 focos nas últimas 48 horas.
Ao longo do ano, já são 1.529 focos de queimadas em Corumbá. Mirador (MA) é o segundo colocado com 859 focos, e Balsas (MA) está em terceiro com 645 focos registrados.
Segundo o coordenador estadual do Prevfogo, Márcio Yule, os números espantam, porém estava previsto por conta da pouca chuva que caiu em Corumbá. “No mês de julho quase não choveu, foi entre um e dois milímetros. Em agosto não choveu, esta confirmando nossa previsão”, confirma.
A brigada de incêndio do Prevfogo está atuando com 29 pessoas no município, ao lado do Corpo de Bombeiros, PMA (Polícia Militar Ambiental), Exército e Marinha. De acordo com o coordenador do Prevfogo, brigadistas de outros municípios do estado podem ser deslocados em caso de necessidade.
Nesta segunda-feira (6), a umidade relativa do ar não passou dos 41%, exigindo atenção à população.