Do Pantanal, 42 periquitos são resgatados de helicóptero para reabilitação
Filhotes de caturritas estavam em área de difícil acesso e caíram dos ninhos, segundo PMA
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Polícia Militar Ambiental (PMA) resgatou 42 filhotes de caturritas, ou periquitos-monges, em uma área remota do Pantanal, após a queda de ninhos. O resgate, realizado em dezembro, envolveu o transporte das aves por helicóptero devido ao difícil acesso. Após 16 dias de cuidados na Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, os filhotes serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Campo Grande para avaliação de sua reabilitação e possível retorno ao habitat natural. A caturrita, que vive em bandos e constrói ninhos com gravetos, é a única espécie da família que faz isso e não é migratória.
A PMA (Polícia Militar Ambiental) fez o transporte de 42 filhotes de caturritas, ou periquitos-monge, resgatados de área remota do Pantanal, em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. Por conta do difícil acesso, as aves silvestres foram retiradas do local em helicóptero.
O resgate foi realizado em dezembro, depois que moradora da região do Cedro relatou a queda de ninhos. Segundo a PMA, 120 filhotes caíram dos abrigos e muitos não resistiram. A ação contou com a participação da Polícia Civil, Marinha do Brasil e Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
Após 16 dias sob os cuidados da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, da prefeitura de Corumbá, os filhotes vão ser encaminhados ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, onde passarão por processos de reabilitação para averiguar se podem retornar ao habitat natural.
A caturrita (Myiopsitta monachus) pertence à família dos papagaios e periquitos, sendo a única espécie da família que constrói seu próprio ninho com gravetos emaranhados, sendo ocupado por vários casais. Os ninhos são usados tanto para criar filhotes como para abrigo durante o ano todo. Vive em bandos e não é migratória.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.