ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

E o verão? Projeção indica chuvas abaixo da média para Mato Grosso do Sul

As médias da temperatura para o verão ficarão entre 25 e 26 graus em todo o Estado

Jhefferson Gamarra | 13/12/2021 15:29
Nascer do sol em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Nascer do sol em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Depois de uma primavera chuvosa em todo do Estado, todos estão na expectativa para a chegada do verão, que neste ano, inicia no dia 21 de dezembro e segue até 20 de março de 2022. Prognóstico divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, com base estatística do Laboratório da Uniderp, aponta que a estação terá chuvas abaixo da média em algumas partes de Mato Grosso do Sul.

A estação que proporciona mais calor em todo o País devido à inclinação da Terra em direção ao sol, é caracterizada por dias mais longos com até 14 horas de sol diário e noites mais curtas, ou seja, o dia amanhece mais cedo e escurece mais tarde.

As temperaturas serão elevadas no solo e no ar, favorecendo as pancadas de chuva de curta duração e forte intensidade, principalmente, no período da tarde. Prognostico inicial indica a falta de chuvas regulares com tendência de prejuízos na safra de soja no centro-sul do Estado.

Nas regiões oeste, norte e nordeste, os volumes de chuva podem ficar 20% abaixo da média esperada. Nas faixas sul e sudoeste, as chuvas ficarão acima da média, principalmente, nos meses de janeiro e fevereiro.

Conforme o diagnóstico, que pode refletir 70% da realidade, nas cidades de Chapadão do Sul, Camapuã, Bandeirantes, Costa Rica e São Gabriel, os volumes de chuva ficarão abaixo da média. Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã, Bonito, Jardim, Porto Murtinho ficarão dentro da média de chuva esperada. Em março, final da estação, as chuvas devem ficar nas médias, oscilando para menos em todo o Estado.

Em fevereiro, as chuvas serão mais frequentes entre Costa Rica, Chapadão do Sul até Três Lagoas, na região leste. As chuvas seguirão em redução entre Campo Grande, Maracaju, Dourados, Ponta Porã e Amambai até o fim de março. Portanto, os volumes mensais de março ficarão muito abaixo das médias no centro-sul e sudeste do Estado.

Em relação às temperaturas, o prognóstico aponta que a média para o verão em todo o Estado ficará entre 25 a 26 graus. A média das máximas em torno de 30 a 32 graus e média das mínimas de 22 a 23 graus.

As temperaturas podem apresentar máxima de 36 graus no leste, norte e oeste. No extremo sul, sudeste e sul devem atingir mínimas entre 19 e 21 graus e as máximas entre 31 e 33 graus.

Com a ausência das chuvas, a umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul deve ficar entre 25% a 35%. Rajadas de ventos acima dos 50 km/h devem ocorrer na região central, sudoeste e sul do Estado.

Vale ressaltar ainda que o verão requer alguns cuidados redobrados, como em relação ao os raios solares, que são mais verticais e perigosos em Mato Grosso do Sul. Entre 10h e 16h, é essencial a proteção da pele, olhos e rosto devido aos níveis máximos dos raios ultravioletas.

Prevenção contra descargas elétricas e raios nesta estação são essenciais. Deve ser evitada a permanência embaixo de árvores, cercas metálicas ou postes elétricos, piscinas, rios e lagos; não ficar descalço onde há enxurradas; não fazer uso de telefones fixos e celulares, além de ficar distante de torres de transmissão.

Nos siga no Google Notícias