ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Em dois dias de chuvas, Estado registrou queda de mais de 107 mil raios

As descargas elétricas foram mapeadas nos municípios onde Energisa possui concessão para atuar

Guilherme Correia | 08/04/2022 10:45
Meteorologia indica que até hoje, há risco de tempestades em todo Estado. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Meteorologia indica que até hoje, há risco de tempestades em todo Estado. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Entre ontem e hoje (8), Mato Grosso do Sul registrou, ao menos, 107.254 descargas atmosféricas, de acordo com dados do NetClima, divulgados pela concessionária de energia elétrica Energisa.

Neste período, o Campo Grande News noticiou que as chuvas fortes derrubaram árvore em Ribas do Rio Pardo, a 98 quilômetros de Campo Grande, e que a prefeitura de Batayporã decretou emergência por conta de tempestades registradas nesta semana.

Ainda que tenha sido número expressivo, tempestade no final de 2021 registrou quase um milhão de raios, confome noticiado à época.

Vale lembrar que o monitoramento é feito apenas na área de concessão, que não compreende os 10 municípios do Bolsão - Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. Desta forma, a quantidade pode ser ainda maior.

Hoje, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou 42 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta de chuvas intensas com volume de até 100 milímetros por dia e ventos fortes, de 60 a 100 quilômetros por hora.

O órgão nacional apontava para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso foi emitido hoje e vale até amanhã, mas o Inmet poderá renovar a notificação.

Em caso de muita chuva, alguns cuidados devem ser tomados - não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Além da Capital, os municípios que estão sob alerta são: Amambai, Água Calara, Alcinopólis, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Figueirão, Guia Lopes, Inocência, Itaporã, Jardim, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

A previsão é que o tempo será mais firme no Estado a partir de amanhã e na próxima semana.

Nos siga no Google Notícias