Festival de Bonito coletou 228 litros de óleo usados para preservar rios
Evento aconteceu nos dias 21 a 25 de agosto e transformou óleo de cozinha em sabão
O Festival de Inverno de Bonito, evento que aconteceu nos dias 21 a 25 de agosto, reciclou todo o óleo de cozinha utilizado na alimentação em restaurantes e transformou em sabão. A proposta de sustentabilidade coletou 228 litros de óleo usados, que se tivessem sido descartados, poderiam contaminar 5,7 milhões de litros de água.
A iniciativa é da empresa "Du Bem" e não começou nesse ano, mas teve um aumento de 147% de arrecadação de óleo usado em relação a 2023. Uma das comerciantes que doa o material é a Márcia Quintana, que tem uma barraca de pastel e da início a cadeia de sustentabilidade.
“Me sinto privilegiada, né? Me sinto muito feliz, porque tem o retorno para a natureza, estou ajudando a preservar”, afirma a comerciante. Assim como todos os comerciantes que fornecem o óleo usado, no final do Festival, Márcia recebeu cerca de 50 litros de sabão em troca.
Além dos comerciantes, quem passou pelo evento também pode levar um pouco de sabão sustentável, e teve oficina ensinando quem quiser a fazer em casa.
“Além de aprender a fazer sabão, que é uma habilidade valiosa, sinto que agora posso contribuir de forma significativa para ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo em suas casas”, afirmou Antônia Alves, de 53 anos e atualmente desempregada, que viu na oficina uma chance de mudar sua situação e fazer o sabão pra vender.
Essa foi apenas umas das iniciativas promovidas no festival para incentivar a preservação do meio ambiente. Outros resíduos também são reciclados no festival. Em 2024, foi coletada 1,2 tonelada de materiais recicláveis, representando um aumento de 28,8% em relação ao ano anterior, quando foram recolhidos 938,29 quilos.
O meio ambiente não é o único beneficiado com a coleta. Quem vive da sustentabilidade também esteve presente no festival de Bonito. Esse é o caso da Francisca Santos, de 72 anos que participa a 5 anos do festival. "Com a reciclagem, consegui melhorar minha vida. Reformei minha casa e vivo com mais dignidade", conta Francisca. Durante o evento, sua coleta diária, que costumava ser de quatro quilos, chegou a 40 quilos, resultado do aumento do fluxo de pessoas.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.