ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Força Nacional envia 82 bombeiros para reforçar combate ao fogo no Pantanal

Os homens saíram do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira

Por Geniffer Valeriano | 26/06/2024 10:59
Brigadistas combatem incêndio em vegetação no Pantanal (Foto: Bruno Rezende)
Brigadistas combatem incêndio em vegetação no Pantanal (Foto: Bruno Rezende)

Com duas equipes, a Força Nacional enviou 82 bombeiros para reforçar o combate ao fogo no Pantanal sul-matogrossense. Os homens saíram do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (26).

Conforme divulgado, os 42 bombeiros do Distrito Federal estão a caminho com 15 viaturas. Enquanto os militares do Rio Grande do Sul, estão trazendo 10 caminhonetes e um caminhão de suprimentos.

A data da chegada das equipes ainda não foi divulgada, mas a expectativa é de que cheguem nos próximos dias. O reforço foi enviado, após o Estado pedir ajuda ao Governo Federal e instituições competentes.

Outros reforços, como uma aeronave do ICMBio enviado pelo Governo Federal também foi recebida. Ao todo, há 5 aviões Air Tractor e 2 helicópteros do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) auxiliando nos combates às chamas.

Para manter o trabalho contínuo, 62 bombeiros de MS foram enviados à Corumbá para substituir as equipes de campo no combate aos incêndios florestais, além dos militares que fazem parte do Comando de Incidentes, nas funções de planejamento, logística, operações, finanças e outras atividades.

O que foi feito - Nesta terça-feira (25), as equipes realizaram o monitoramento na região da  BR-262, próximo a ponte do Rio Paraguai. O foco já foi controlado, mas ainda há pontos de calor. Também foram realizadas ações na região entre o Rio Miranda e o Rio Abobral.

Quatro aeronaves Air Tractor operaram próximo a Fazenda Baía Mondego. Equipes do PrevFogo auxiliaram e seguiram em direção a outra propriedade rural. Outro avião realizou sobrevoo na região do Abobral e Miranda para localizar pontos de atenção e traçar estratégias para realizar o combate em conjunto com os bombeiros em solo.

As regiões da Baía do Tamengo, próximo a Corumbá, e a região da Maracangalha também estão sendo monitoradas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias