Governador fala com pescadores sobre combate ao assoreamento
Setor apresentou conjunto de reivindicações que serão analisadas pelo Estado para incentivar a atividade
Representantes de pescadores profissionais, amadores e esportistas do Estado apresentaram suas reivindicações para o governador Eduardo Riedel (PSDB), durante uma reunião nesta sexta-feira (20) no receptivo do Parque do Prosa, em Campo Grande.
O objetivo principal foi manter um diálogo com a categoria e colocar como meta a preservação dos rios e combate ao assoreamento. De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, as demandas serão avaliadas pela equipe técnica do Imasul e da pasta.
“Foi uma reunião extremamente produtiva. Todas as decisões devem ser tomadas no período da Piracema, pois se houver mudanças já começa no início da pesca no ano que vem”, ressaltou.
A prioridade será a preservação ambiental. “Este é o ponto que todos concordam, temos que recuperar a água nos nossos rios, combater o assoreamento, entre outras ações. Tudo isto cria uma situação adequada para pesca”.
Além de tratar das demandas da pesca profissional, outro foco do Governo é tornar a atividade um grande atrativo turístico do Estado. “Esta atividade é extremamente relevante para manter toda a cadeia produtiva. Também foram discutidos temas como incêndios florestais, iscas e alguns questões (legislações) que competem ao Estado e União”.
Conpesca - O governador apresentou a proposta de criar o Conpesca (Conselho Estadual de Pesca), que será um órgão importante para discutir as principais demandas do setor e tomar devidas deliberações. “Daqui 20 dias já começamos a nomear as pessoas para o Conselho e estes assuntos serão debatidos ali”, acrescentou Verruck.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.