ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Governador fala com pescadores sobre combate ao assoreamento

Setor apresentou conjunto de reivindicações que serão analisadas pelo Estado para incentivar a atividade

Por Gabriela Couto | 20/10/2023 16:25
Governador fala com pescadores sobre combate ao assoreamento
Mesa de reunião da sala de reunião no receptivo do Parque Prosa do governo do Estado, com a presença de representantes do setor da pesca, prefeitos, deputados e o governador (Foto: Saul Schramm)

Representantes de pescadores profissionais, amadores e esportistas do Estado apresentaram suas reivindicações para o governador Eduardo Riedel (PSDB), durante uma reunião nesta sexta-feira (20) no receptivo do Parque do Prosa, em Campo Grande.

O objetivo principal foi manter um diálogo com a categoria e colocar como meta a preservação dos rios e combate ao assoreamento. De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, as demandas serão avaliadas pela equipe técnica do Imasul e da pasta.

“Foi uma reunião extremamente produtiva. Todas as decisões devem ser tomadas no período da Piracema, pois se houver mudanças já começa no início da pesca no ano que vem”, ressaltou.

A prioridade será a preservação ambiental. “Este é o ponto que todos concordam, temos que recuperar a água nos nossos rios, combater o assoreamento, entre outras ações. Tudo isto cria uma situação adequada para pesca”.

Além de tratar das demandas da pesca profissional, outro foco do Governo é tornar a atividade um grande atrativo turístico do Estado. “Esta atividade é extremamente relevante para manter toda a cadeia produtiva. Também foram discutidos temas como incêndios florestais, iscas e alguns questões (legislações) que competem ao Estado e União”.

Conpesca - O governador apresentou a proposta de criar o Conpesca (Conselho Estadual de Pesca), que será um órgão importante para discutir as principais demandas do setor e tomar devidas deliberações. “Daqui 20 dias já começamos a nomear as pessoas para o Conselho e estes assuntos serão debatidos ali”, acrescentou Verruck.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias