Governo escolhe técnicos para cargos que vão ampliar pagamento ambiental
Resoluções foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira e preenchem novo organograma
O governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (3), a nomeação de novos profissionais para cargos-chave na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O governo do Mato Grosso do Sul nomeou novos técnicos para a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) com o objetivo de ampliar o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Os escolhidos são Fábio Padilha Bolzan, Samuel Kaiowá Arruda Pereira, Mamiule de Siqueira e Pedro Mendes Neto, todos com experiência em áreas como ecologia, gestão ambiental, energias renováveis e políticas públicas. Fábio Bolzan, especialista em gestão ambiental e ecologia, foi nomeado superintendente de Mitigação e Adaptação Climática. Samuel Kaiowá, engenheiro florestal com experiência em manejo de vegetação, coordenará a Coordenadoria de Incentivo aos Serviços Ambientais (CISEA). Mamiule de Siqueira, engenheira ambiental com experiência em energias renováveis, assumirá a Coordenadoria de Transição Energética (COTE). Já Pedro Mendes Neto, especialista em regulação e negociações socioambientais, será o responsável pela Coordenadoria de Normas e Governança Ambiental (COGAM). O governo busca ser um estado carbono neutro em 2030 e as mudanças na gestão visam expandir o programa de PSA e garantir maior eficiência na mitigação das mudanças climáticas.
As resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado preenchem vagas de um novo organograma da pasta, divulgado no dia 21 de janeiro deste ano. O objetivo é ampliar e fortalecer o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), com foco na proteção e conservação ambiental do Estado.
Entre os novos designados estão Fábio Padilha Bolzan, Samuel Kaiowá Arruda Pereira, Mamiule de Siqueira e Pedro Mendes Neto, todos 'pratas da casa', com vasta experiência nas áreas de ecologia, gestão ambiental, energias renováveis e políticas públicas.
Quem são eles?
O servidor Fábio Bolzan, com uma carreira consolidada na área de gestão ambiental e ecologia, foi designado para assumir a Superintendência de Mitigação e Adaptação Climática da SEMADESC. Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em gestão ambiental e mestrado em Ecologia e Conservação, Bolzan tem prestado assessoria a ONGs, setor público e privado em planejamento e gestão ambiental.
O engenheiro florestal Samuel Kaiowá, especialista em Arborização Urbana pela UNIFESP, foi nomeado para coordenar a Coordenadoria de Incentivo aos Serviços Ambientais (CISEA). Com ampla experiência em manejo de vegetação e agrossilvicultura, Kaiowá tem se destacado pela contribuição no programa estadual PSA Rios Cênicos – Formoso e Prata, lançado em 2023, que visa fomentar a conservação de áreas de preservação ambiental e incentivar a adoção de práticas sustentáveis.
Mamiule de Siqueira, engenheira ambiental com especialização em Segurança do Trabalho e Energias Renováveis, assume a Coordenadoria de Transição Energética (COTE). Sua experiência no setor de energias renováveis será crucial para o desenvolvimento de políticas públicas que integrem soluções sustentáveis no combate às mudanças climáticas e na promoção da transição energética no Estado de MS.
Pedro Mendes Neto, especialista em regulação e negociações socioambientais, será o responsável pela Coordenadoria de Normas e Governança Ambiental (COGAM). Com uma carreira voltada à articulação de políticas públicas e desenvolvimento de normas ambientais, Neto atuará na criação de estratégias para resolver conflitos socioambientais e promover a execução de projetos que visem a melhoria da qualidade ambiental no Estado.
Estado Verde - Com a meta de ser um Estado Carbono Neutro em 2030 e ter como pilar o 'Verde', as mudanças na gestão pretendem não apenas expandir a implementação do programa de Pagamento por Serviços Ambientais, mas também garantir maior eficiência na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na promoção de soluções que envolvem a colaboração entre diversos setores da sociedade.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.