ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

História da oncinha "Preta" propõe uma reflexão sobre o racismo para crianças

Personagem é uma metáfora do sofrimento dos negros africanos durante o período da escravidão no Brasil

Por Gabriela Couto | 20/11/2024 15:47

A Assembleia Legislativa apresenta a versão animada de oito minutos do livro digital 'Preta, Rainha Nascida do Céu e da Terra - Uma história sobre a beleza da diversidade', uma obra que aborda de maneira lúdica e educativa a temática do combate ao racismo.

O lançamento reforça a importância de celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado hoje (20), e fortalece a promoção da igualdade racial e dos direitos humanos.

O material faz parte da Coleção Cidadania é o Bicho, que foi criada por servidores da Gerência de Site e Mídias Sociais, vinculada à Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS.

A coleção tem como objetivo promover a conscientização sobre temas importantes, utilizando a fauna pantaneira como referência, e é elaborada especialmente com linguagem acessível para o público infantil.

Escrito por Osvaldo Júnior, ilustrado por Luciana Kawassaki e agora animado por Danielle Katayama, o livro traz a história de uma oncinha chamada Preta, que, após ser raptada do Pantanal, sofre os horrores do racismo.

O jornalista Osvaldo explica que a trajetória da personagem é uma metáfora do sofrimento dos negros africanos durante o período da escravidão no Brasil, sendo arrancados de sua terra natal e forçados a viver em um ambiente hostil e cruel.

"A história da oncinha Preta é uma reflexão sobre como o ódio e a intolerância devem ser combatidos pela disseminação do amor. Ela também transmite a mensagem de que a beleza da diversidade é capaz de ofuscar a feiura do preconceito", destaca o autor.

Luciana Kawassaki, responsável pelas ilustrações do livro, compartilha sua experiência ao criar as imagens. “Ilustrar para livros digitais é sempre um desafio. A partir deste trabalho, percebi que, mesmo com elementos simples, é possível representar visualmente toda a história de forma envolvente", comenta.

Já Danielle Katayama, editora de vídeo que deu vida às ilustrações, utilizou técnicas de edição e inteligência artificial para transformar o material em animação. "Ver as ilustrações ganhando vida foi uma alegria imensa. Minha filha de cinco anos adorou o resultado, o que me deixa ainda mais feliz", revela Danielle.

Coleção - A ALEMS iniciou a publicação de livros digitais em 2020, com a primeira obra da Coleção Cidadania é o Bicho sobre a Campanha Maio Laranja, que visa o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde então, a coleção vem ampliando seu repertório, abordando diversas questões sociais relevantes para a sociedade.

Confira o livro digital abaixo.


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias