ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Capital

Maio Laranja alerta sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

Cartilhas, palestras e treinamento de profissionais da educação estão sendo realizados pelo Estado

Natália Olliver | 08/05/2023 07:54
Crianças brincam em abrigo de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo Campo Grande News) 
Crianças brincam em abrigo de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo Campo Grande News)

Para conscientizar a sociedade sobre o tema violência sexual contra crianças e adolescentes, tanto o Governo Federal quanto o de Mato Grosso do Sul realizam campanhas educativas que ressaltam a importância do assunto durante o Maio Laranja. São cartilhas, palestras e treinamento destinados a instituições educacionais, que lidam com o público-alvo, para que consigam auxiliar melhor as crianças e explicar o que configura o crime de abuso sexual.

Em Campo Grande, a Escola Estadual Elia França Cardoso e a Municipal Profª Arlene Marques de Almeida já receberam os treinamentos feitos pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O projeto ocorre desde 2022.

Este ano, foi levado ao município de Sonora, a 262 quilômetros de Campo Grande. Para a abordagem das crianças foi elaborado um conteúdo didático, o livro “Estrelas na Cabana”. A história conta com o personagem Pedro, de 3 anos, e com o ursinho Panda, desbravando os desafios da infância e lidando com o aparecimento de um abusador. Livro Estrelas na Cabana.pdf

Se traz tristeza e deixa seu coração confuso, se pede segredo e é feito no escuro, é hora de pedir ajuda e ficar seguro”, diz a cartilha.

Trecho do livro "Estrelas na Cabana", pelo TJMS (Foto: divulgação)
Trecho do livro "Estrelas na Cabana", pelo TJMS (Foto: divulgação)

Ainda na Capital, o e-book “Capivarinhas não são sozinhas”, feito pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), aborda a violência sexual infantil por meio de uma história leve e lúdicas inspirados na fauna sul-mato-grossense. O conteúdo teve apoio das psicólogas Taiana Rondon e Anna Priscila Benevenuto e foi ilustrado por Luciana Kawassaki.  Capivarinhas-nao-sao-sozinhas.pdf

Trecho do livro "Capivarinhas não são sozinhas', feito pela Alems (Foto: divulgação)
Trecho do livro "Capivarinhas não são sozinhas', feito pela Alems (Foto: divulgação)

Outras atitudes - A  sala especial de plantão da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente) começou a funcionar aos finais de semana, em dias de ponto facultativo e feriados. A unidade foi instalada dentro da Depac/Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) em atendimento às vítimas de violência sexual e maus-tratos.

De forma paliativa, esse plantão estava sendo realizado na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). A expectativa, de acordo com o diretor-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel, é que o atendimento da unidade especial da DEPCA na Depac/Cepol seja realizado até que se construa Centro Integrado de Atendimento à Criança e Adolescente.

O projeto está sob análise no governo e ainda sem prazo para execução. Futuramente, o centro seria instalado próximo da Casa da Mulher Brasileira, justamente por conta dos casos de violência que atingem mulheres e filhos.

Brasil - O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania vai iniciar, no dia 18 de maio, a campanha "Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes". A iniciativa visa promover a data, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e sensibilizar a sociedade para a prevenção e o enfrentamento desses crimes. A ação digital acontecerá até o dia 31.

Na ocasião, o governo deve lançar um pacote de medidas para prevenir e enfrentar a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Ajuda - Caso você conheça alguma criança ou adolescente que tenha ou esteja sendo abusada sexualmente, denuncie ao Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Civil e Delegacias Especializadas, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Polícia Federal.

Nos siga no Google Notícias