Ibama implanta brigadas de combate à incêndio nas nascentes do Taquari
Para proteger as nascentes do Rio Taquari, localizadas nas cidades de Alcinópolis e Costa Rica, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) vai instalar brigadas de combate à incêndios florestais. A queimada em matas ciliares atinge o curso d’água, que já sofre com o assoreamento.
As brigadas começam a operar em 2011 e vão se estender para o Parque Estadual das Nascentes do Taquari.
A preocupação do Ibama é combater incêndios florestais, considerando que as queimadas, somadas aos desmatamentos, são responsáveis por aproximadamente 75% das emissões de CO2 (gás carbônico) na atmosfera.
Atuação - O Ibama conta com cinco brigadas instaladas em municípios na região do Pantanal, como Corumbá, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Jateí. Os grupos de combate a incêndio atuaram em 2010 contra 160 focos de fogo, com maior ocorrência em Miranda e Aquidauana.
As brigadas de incêndio em Aquidauana e Miranda são compostos, em sua maioria, por indígenas. Na primeira brigada criada com auxílio de membros das comunidades indígenas da região, a atuação foi essencial no combate à 106 casos de incêndio florestal.
Os 89 brigadistas selecionados pelo Ibama em 2010 já participaram de ações de combate na Amazônia Legal, Tocantins e em Apuí, no Acre. As equipes participaram do controle do incêndio no Parque do Rio Negro no mês de outubro.
Segundo dados do serviço de prevenção a fogo, o Prevfogo, foram registrados 3.819 focos de calor do início do ano até agora, um aumento de aproximadamente 1.000 focos no mesmo período do ano passado. Corumbá lidera as ocorrências, com 80% dos focos de calor.