Inmet alerta para perigo de baixa umidade do ar em 64 cidades de MS
Umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12% em algumas regiões do Estado
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu 2 alertas em razão da baixa umidade do ar que atua sobre Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (9). Ao todo, 64 cidades das regiões sudoeste, pantaneira, leste, centro-norte e sul sofrerão com a secura.
De acordo com o instituto de meteorologia, o alerta amarelo deixará as cidades com uma umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O alerta laranja tem um grau de severidade maior, deixando a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Neste estágio, há riscos de incêndios florestais e à saúde, podendo acarretar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
As orientações são: tomar bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Cuidados simples como umidificar ambientes e usar hidratante no corpo e soro fisiológico nas narinas também podem contribuir para aliviar o desconforto.
A título de comparação, o nível de umidade considerado ideal para a saúde humana, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), varia entre 60% e 80%. O alerta é válido até às 19h de hoje, porém a meteorologia estima que essa massa de ar quente ganhe intensidade nos próximos dias.