ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Inmet alerta para perigo de baixa umidade do ar em 64 cidades de MS

Umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12% em algumas regiões do Estado

Jhefferson Gamarra | 09/02/2022 12:56
Inmet alerta para perigo de baixa umidade do ar em 64 cidades de MS
A dica é beber muito líquido durante o dia. (Foto: Marcos Maluf)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu 2 alertas em razão da baixa umidade do ar que atua sobre Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (9). Ao todo, 64 cidades das regiões sudoeste, pantaneira, leste, centro-norte e sul sofrerão com a secura.

De acordo com o instituto de meteorologia, o alerta amarelo deixará as cidades com uma umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O alerta laranja tem um grau de severidade maior, deixando a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Neste estágio, há riscos de incêndios florestais e à saúde, podendo  acarretar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Inmet alerta para perigo de baixa umidade do ar em 64 cidades de MS
Alerta para risco de secura que encobre o Estado. (Imagem: Reprodução)

As orientações são: tomar bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Cuidados simples como umidificar ambientes e usar hidratante no corpo e soro fisiológico nas narinas também podem contribuir para aliviar o desconforto.

A título de comparação, o nível de umidade considerado ideal para a saúde humana, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), varia entre 60% e 80%. O alerta é válido até às 19h de hoje, porém a meteorologia estima que essa massa de ar quente ganhe intensidade nos próximos dias.

Nos siga no Google Notícias