Inmet coloca 92% dos municípios de MS em alerta para baixa umidade
Para a região norte do Estado, o risco para incêndios é alto
Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta de baixa umidade para 73 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Para 22 cidades, da região norte do Estado, o alerta é vermelho, que significa maior perigo para incêndios florestais e riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O alerta começou no fim da manhã desta quinta-feira (1º) e vai durar até o início da noite. A umidade deve ficar entre 12 e 30%, enquanto o índice ideal para a saúde do corpo humano varia entre 50 e 60%, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).
As recomendações da Defesa Civil é para beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evitar fazer atividades físicas.
Neste fim de semana, as temperaturas vão cair no Estado, com a menor mínima de 8°C, em Paranhos, no domingo. Também na região Sul, a previsão é de 10° C e máxima 26° C no domingo em Ponta Porã e região de Dourados. Em Campo Grande, os termômetros no fim de semana ficam entre 15°C e 22°C.
Enquanto isso, não haverá mudanças na região norte de Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira (5), as mínimas voltam a subir gradativamente, ficando na casa de 17°C a 30°C. Já a umidade relativa do ar, ficará entre 65% a 95%.