Inmet faz alerta de chuvas intensas em 52 cidades do Estado
O aviso publicado nesta manhã prevê chuva de 60mm e ventos de até 100 km/h
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou na manhã desta segunda-feira (20) alerta de perigo potencial para chuvas intensas em Mato Grosso do Sul. Campo Grande, Bonito, Dourados, Ponta Porã e outros municípios no interior deverão registrar rajadas de ventos de 50 a 100 km/h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na última semana, Mato Grosso do Sul enfrentou chuvas intensas, com o Inmet emitindo um alerta laranja para 52 dos 79 municípios, incluindo Campo Grande e Dourados. As previsões indicam chuvas entre 30 e 60 mm e ventos de 50 a 100 km/h, com riscos de cortes de energia e alagamentos. Além disso, um alerta amarelo foi emitido, prevendo ventos de 40 a 60 km/h nas mesmas áreas. O Inmet recomenda precauções, como evitar abrigar-se sob árvores e não usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada, além de buscar informações com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
O alerta laranja, com grau de severidade de perigo, vale até as 10h de terça-feira (21). Neste período, o Inmet estima chuva entre 30 e 60 mm, além de riscos potenciais com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos.
Dos 79 municípios, 52 estão sob alerta laranja, sendo eles: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Sidrolândia, Taquarassu, Terenos e Vicentina.
Além desse alerta, um segundo foi emitido para o Estado, de perigo potencial. O alerta amarelo também indica chuvas intensas, com ventos de 40 a 60 km/h nas mesmas regiões implicadas pelo alerta laranja.
É orientado que, em caso de rajadas de vento, árvores não sejam usadas como abrigo. Também é recomendado que não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, orienta o Inmet.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.