ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Inundações em Santa Catarina obrigam família campo-grandense a deixar casa

Psicóloga refugiou-se na casa de amigos após deixar imóvel alagado em Tijucas

Por Rafaela Palieraqui | 17/01/2025 18:50

As fortes chuvas que atingem o sul do país levaram a família da psicóloga Lygia Patricia Galhardo Ortiz, de 27 anos, a deixar a nova casa em Tijucas, município de Santa Catarina. Nesta sexta-feira (17), ela, o marido e o filho de 3 anos encontram-se ilhados na casa de amigos em uma área ainda não afetada.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

As fortes chuvas e inundações em Santa Catarina forçaram a psicóloga Patricia Galhardo Ortiz e sua família a deixar sua nova casa em Tijucas. Eles estão atualmente abrigados na casa de amigos em uma área menos afetada. A família, natural de Campo Grande, expressou preocupação com as perdas materiais e com a segurança de parentes em Mato Grosso do Sul. A Defesa Civil local informou que dez municípios decretaram emergência devido aos alagamentos e deslizamentos de terra, com previsões de mais chuvas intensas nas próximas horas.

Naturais de Campo Grande, a família relatou momentos de apreensão diante das perdas materiais e da preocupação dos parentes que vivem em Mato Grosso do Sul.

“Hoje, acordamos com água por todos os lados da casa. Meu marido decidiu que o melhor era sairmos, e um amigo, que está em uma área mais segura, nos ofereceu abrigo. Fui com meu filho e minha amiga, que veio de Campo Grande passar as férias aqui”, conta Lygia.

No vídeo acima, gravado entre ontem e hoje, a psicóloga registra momentos da fuga para uma região menos atingida. As imagens mostram o marido, Paulo Huerta, de 32 anos, carregando o filho no colo enquanto observam casas submersas, carros abandonados e até um cachorro buscando abrigo em cima de uma janela.

Lygia também conversou com moradores locais, que afirmaram nunca ter presenciado uma situação semelhante. “Encontramos pessoas que vivem aqui há 10 anos e nunca enfrentaram isso. Toda minha família em Campo Grande está muito preocupada. É angustiante”, desabafa.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a chuva intensa que começou na quinta (16) causou alagamentos e deslizamentos em várias cidades do estado. Até o momento, dez municípios decretaram situação de emergência: Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José e Palhoça.

A previsão do tempo alerta para a possibilidade de novas chuvas de moderada a forte intensidade nas próximas horas, com risco de deslizamentos e alagamentos principalmente na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias