ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Lei do Pantanal entra em vigor domingo e regulamentação sai na segunda-feira

Regras que vão determinar a aplicação da nova norma serão conhecidas no início da próxima semana

Por Gabriela Couto | 16/02/2024 18:29
 Lei do Pantanal entra em vigor domingo e regulamentação sai na segunda-feira
Monitoramento de aves no rio Paraguai, na região da Serra do Amolar, no Pantnal de Corumbá (Foto: Mariana Queiroz/IHP)

Agora é para valer. A Lei do Pantanal passa a entrar em vigor neste final de semana, após 60 dias, conforme o previsto dentro do texto homologado no final do ano passado. A partir de domingo (18), os proprietários de imóveis que abrange a maior planície alagável do mundo terão que seguir as novas normas.

De acordo com o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a regulamentação será publicada na segunda-feira (19).

“Já está assinada. A lei entra em vigor independente do decreto. O que é objetivo está no texto da lei”, esclareceu.

Com o decreto será possível entender melhor a aplicabilidade dos artigos da lei. A regulamentação da lei é o processo pelo qual as autoridades detalham e esclarecem como o texto funcionará na prática.

A legislação dispõe sobre a conservação, proteção, restauração e exploração ecologicamente sustentável da Área de Uso Restrito da Planície Pantaneira e cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pantanal. O fundo terá 61% da receita proveniente de multas.

Dentre as novas restrições estão o cultivo de soja, cana-de-açúcar e eucalipto na região pantaneira e também incentivos para aqueles que decidirem investir na preservação do meio ambiental.

 Lei do Pantanal entra em vigor domingo e regulamentação sai na segunda-feira
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinando lei do Pantanal, no Bioparque no dia 18 de dezembro de 2023 (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Relembre - A Lei do Pantanal foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel em ato público realizado no dia 18 de dezembro, no Bioparque Pantanal, na presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Participaram ainda os ministros de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do Planejamento, Simone Tebet.

O texto resultou de um trabalho intenso e exaustivo, conduzido por um Grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério do Meio Ambiente que fez quatro reuniões presenciais e inúmeros encontros e contatos virtuais para acertar detalhes.

Foram ouvidos representantes de organizações não governamentais, produtores rurais, órgãos ambientais estadual e federal, instituições de pesquisa como a Embrapa e entidades representativas das comunidades que habitam o Pantanal.

A lei faz uma extensa definição de termos, atividades e aspectos geográficos próprios do Pantanal, fundamentais para direcionar as normativas propostas e que virão com a regulamentação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias