Meteorologia coloca Mato Grosso do Sul em alerta de temporal e onda de calor
Previsão é de que ainda haja queda de granizo em alguns pontos do Estado até o final da semana
Mato Grosso do Sul vive duas realidades climáticas nesta segunda-feira (17), já que a meteorologia emitiu dois alertas - um de temporal e outro de onda de calor - em pontos quase extremos do mapa do Estado.
O de onda de calor é para onze cidades no sul do Estado e vale até a noite da quarta-feira (19). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), durante o período do aviso as temperaturas podem ficar 5º acima da média, deixando em risco a saúde humana.
Neste caso, os municípios em alerta são: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
Já o alerta de perigo potencial para chuvas intensas vale para a região leste de Mato Grosso do Sul. Neste caso, o aviso vale até às 10h de terça-feira (18) e o acumulado de chuva pode chegar aos 50 mm/dia com ventos de até 60 km/h.
Há possibilidade de queda de energia e de árvores, além de alagamentos e descargas elétricas em 19 cidades. Por isso, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
As cidades sob o aviso são: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Em caso de emergência, basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil no 199.
Mudança - De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão é que a partir de quarta-feira, o tempo mude e ocorram tempestades com queda de granizo em grande parte do Estado.
Para hoje e amanhã, o previsto é tempo estável com temperaturas altas por conta de um sistema de alta pressão que favorece o tempo quente e seco, com termômetros chegando aos 38ºC nas regiões pantaneira, sudoeste e parte do sul da região leste.
Já na noite de terça, o tempo muda e está prevista a chegada de chuva e tempestade acompanhada de raios e ventania na região leste. Para quarta e quinta-feira, a previsão é de chuva intensa com raios, ventania e possibilidade de queda de granizo, também na região centro-norte. Para o restante do Estado, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas.