MS está em alerta para chuvas intensas e descargas elétricas
Alertas laranja e amarelo permanecem em vigor até as 10h de segunda-feira
Apesar do forte calor registrado neste domingo (1º), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou todo Mato Grosso do Sul em alerta para condições climáticas adversas, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e descargas elétricas. Os alertas permanecem em vigor até as 10h de segunda-feira (2), dividindo o Estado em dois níveis de gravidade: laranja e amarelo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para todo Mato Grosso do Sul devido a previsão de chuvas intensas, ventos fortes e descargas elétricas até as 10h de segunda-feira. O alerta é laranja no norte do estado, com previsão de chuvas de até 100 mm e ventos de até 100 km/h, e amarelo no restante, com chuvas menos intensas e ventos de até 60 km/h. O Inmet recomenda evitar árvores e áreas vulneráveis durante as tempestades, e o uso de eletrônicos conectados à tomada, além de acionar os serviços de emergência em caso de perigo.
Na porção norte do Estado, que está sob alerta laranja, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados de até 100 mm ao longo do dia. Os ventos podem variar entre 60 e 100 km/h, trazendo risco significativo de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
No restante do Estado, o alerta amarelo indica chuvas menos intensas, com volumes entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm/dia, e ventos de 40 a 60 km/h. Apesar de os riscos serem menores, ainda há possibilidade de alagamentos pontuais, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas.
Para evitar acidentes e minimizar riscos, o Inmet orienta a população a seguir as seguintes recomendações:
- Durante rajadas de vento:
- Não se abrigar sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
- Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão, postes ou placas de propaganda.
- Durante tempestades:
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
- Ficar atento a possíveis alagamentos em áreas vulneráveis.
Em situações de perigo, os moradores devem acionar os serviços de emergência: Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.