ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Na rota das concessões de parques, prefeitos destacam crescimento do turismo

O estudo para privatizar é realizado em parceria com o BNDES e deve ser finalizado até julho

Aline dos Santos | 28/02/2021 11:41
Parque Estadual Rio do Ivinhema passa por estudo para concessão à iniciativa privada. (Foto: Imasul)
Parque Estadual Rio do Ivinhema passa por estudo para concessão à iniciativa privada. (Foto: Imasul)

A possibilidade de concessão de cinco parques à iniciativa privada, após estudo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), é vista por prefeitos como   oportunidade de alavancar o turismo,   com geração de emprego e renda. O estudo deve ser finalizado até julho.

Serão avaliados pontos como logística, infraestrutura dos locais e modelo de concessão a ser adotado para os parques. O contrato de parceria foi firmado em dezembro de 2020.

A princípio está nos planos do governo a concessão de cinco parques estaduais: Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema, Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas (Campo Grande) e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul, em Bonito.

“Para nós aqui será ótimo esta concessão, porque assim poderá abrir o parque ao público, melhorar o local e impulsionar o turismo, depois de muito tempo fechado. Esta mudança no modelo é de extrema necessidade, por isso sou muito favorável”, afirmou o prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite, ao site de notícias do governo.

Os prefeitos de Taquarussu, Clóvis José do Nascimento, e de Naviraí, Rhaiza Matos, também destacam os benefícios de concessão do Parque Estadual Rio Ivinhema à iniciativa privada.

O Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari está no estudo e será avaliado  pelo BNDES. “Vai ajudar muito nas melhorias e condições do funcionamento do parque, que já é um lugar fantástico, com grutas, animais, onde os turistas tanto do Estado como de todo o País poderão observar a fauna e todo o cenário”, afirma o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo.

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Max Freitas, avalia como positiva para a cidade a concessão do Parque Estadual do Prosa e Parque das Nações Indígenas. “Será muito interessante porque vai fortalecer nosso fluxo turístico, com empresas que já possuem case de sucesso no setor e vão fazer investimentos”.

Outro local com forte impacto turístico é o Monumento Natural Gruta do Lago Azul, em Bonito, que também passa por avaliação. “Essa é mais uma parceria de sucesso com o BNDES, que resultará em modelos de gestão inovadores e sustentáveis para geração de renda e desenvolvimento regional do nosso Estado”, diz a secretária especial Eliane Detoni, do Escritório de Parcerias Estratégicas.

Nos siga no Google Notícias