PMA fiscalizou 47 barcos e 139 pescadores, em 3 cidades
Militares recolheram apetrechos ilegais, mas não houve flagrante de crimes ambientais
De quarta-feira (5) até este domingo (9), feriado de Páscoa, equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) fiscalizam 47 barcos, 139 pescadores, diversos veículos e apreenderam 2 espinhéis e 79 anzóis de galho, em Dourados, Corumbá e Ivinhema. Nenhum crime ambiental foi flagrado durante a Operação Semana Santa nesses municípios.
Como forma de prevenir os crimes, os policiais fizeram fiscalizações em rios e lagoas, abordando pescadores também em ranchos de pesca e veículos.
Em Dourados, os policiais estiveram no rio que leva o nome da cidade, bem como em bloqueios nas proximidades e estradas de acesso ao rio. Foram fiscalizados 11 ranchos de pesca, 1 acampamento, 20 embarcações, além de 38 veículos, perfazendo um total 182 pessoas, que foram orientadas sobre as normas de pesca legal nos rios do Estado. Todos pescavam legalmente, mas a equipe localizou e retirou do rio 32 anzóis de galho, que são petrechos ilegais.
Em Ivinhema, militares do Prevri (Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema) fizeram patrulhamento fluvial na Lagoa dos Pintados, Rio Ivinhema, Rio Curupaí, Lagoa Vista Alegre, Rio Paraná, Lagoa dos Patos, Lagoa do Raimundo, Rio Curutuba e Canal Poitã. Os policiais também estiveram nas estradas vicinais que levam ao parque.
Foram abordadas 27 embarcações e 69 pessoas. Todos tinham autorização ambiental de pesca amadora. A equipe retirou do rio 47 anzóis de galho e 2 cordas de espinhel com 15 anzóis cada uma, que são petrechos ilegais.
Em Corumbá, os militares fizeram bloqueio no posto do “Lampião Acesso”, na BR-262, e abordaram 25 veículos e 65 pessoas. Por lá, também não foram encontradas irregularidades.