ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

No Pantanal, brigadista enfrentam fogo até dentro de área alagada

Equipe afunda vegetação queimada com os pés e a água ultrapassa a altura dos joelhos

Por Kamila Alcântara | 09/06/2024 11:00



Os focos de incêndio no Pantanal em Corumbá, a 428 km de Campo Grande, acabam até por cima da vegetação dos alagados. Em registro publicado nas redes sociais esta semana, a Brigada Pantanal Prevfogo mostra o trabalha na "linha do fogo", para que as chamas não avancem e cheguem na parte seca.

Formada por dez pessoas, a equipe caminha lado a lado da vegetação queimada e vai "afundando" as partes que ainda não haviam sido atingidas. A água sobe e chega a cobrir os joelhos dos brigadistas

"Aqui é o combate no Pantanal, dentro da água. O pessoal na linha do fogo e vai simplesmente afundando no aguaceiro", narra o combatente que filma o trabalho. A Prevfogo é a equipe de prevenção e combate aos incêndios do Ibama.

Outra frente - Equipes da BAP (Brigada Alto Pantanal), do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) também atuam no combate aos incêndios na região de Corumbá. Desde quando a equipe passou a atuar na linha de frente, já foram percorridos  mais de 170 km.

A comunidade na região está dando apoio em algumas atividades também. A BAP vem realizando, desde o dia 4, linhas de defesa para proteger comunidades, escolas e também realizou combate direto do fogo.

Além disso, há equipes do Corpo de Bombeiros, com 80 militares envolvidos em operações de combate aos incêndios, incluindo 73 bombeiros militares e dois bombeiros militares do Grupamento Aéreo. Eles estão com o apoio de cinco policiais militares e uma aeronave dedicada ao suporte aéreo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias