Nova onda de calor deve atingir Mato Grosso do Sul na próxima semana
O fenômeno afetará inicialmente Mato Grosso do Sul, além de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná
Mato Grosso do Sul será um dos primeiros estados a enfrentar uma nova onda de calor que atingirá o Brasil na próxima semana. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a massa de ar quente e seco, que já vem atuando em diversas regiões do país, ganhará força a partir do próximo domingo (16), elevando as temperaturas a patamares extremos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul será um dos primeiros estados a enfrentar uma nova onda de calor que atingirá o Brasil na próxima semana. As temperaturas poderão ficar mais de 5°C acima da média climatológica para o período, caracterizando oficialmente uma onda de calor, conforme critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Esta será a terceira onda de calor registrada no Brasil em 2025. As duas primeiras ocorreram em janeiro e fevereiro, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas superaram os 40°C em várias cidades. Em Porto Alegre, por exemplo, os termômetros registraram 39,3°C.
O fenômeno afetará inicialmente Mato Grosso do Sul, além de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, expandindo-se posteriormente para Goiás e Bahia. As temperaturas poderão ficar mais de 5°C acima da média climatológica para o período, caracterizando oficialmente uma onda de calor, conforme critérios da OMM (Organização Meteorológica Mundial).
De acordo com a OMM, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam a média mensal em pelo menos 5°C durante cinco dias consecutivos ou mais, atingindo uma ampla área geográfica. As projeções indicam que Mato Grosso do Sul será um dos estados mais impactados neste novo episódio de calor extremo.
Esta será a terceira onda de calor registrada no Brasil em 2025. As duas primeiras ocorreram em janeiro e fevereiro, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas superaram os 40°C em várias cidades. Em Porto Alegre, por exemplo, os termômetros registraram 39,3°C.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.