ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Onda de calor se aproxima com 5ºC acima da média

Estado irá enfrentar a partir do domingo (18) ar quente, seco e baixa umidade do ar

Por Jéssica Fernandes | 14/08/2024 09:57
Temperatura volta a subir a partir de domingo no Estado. (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)
Temperatura volta a subir a partir de domingo no Estado. (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)

Com o fim da onda de frio, Mato Grosso do Sul encara a partir de domingo (18) uma onda de calor que deve fazer os termômetros registrarem de 2,5ºC a 5ºC acima da média. A elevação na temperatura, conforme o Climatempo, deve durar pelo menos até o dia 22 deste mês.

Uma nova e forte massa de ar quente que se estabelece no Brasil é responsável por proporcionar essa mudança que ganha força no sábado (17) trazendo ar quente e seco. Outra alteração que será sentida pelos sul-mato-grossenses é na umidade relativa do ar que deve cair ainda mais nos próximos dias.

Na terça-feira (13), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo de baixa umidade do ar para todos os 79 municípios. Conforme o aviso, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% a 30% até a tarde de amanhã.

Onda de calor no Estado deve registrar até 5ºC acima da média. (Foto: Climatempo)
Onda de calor no Estado deve registrar até 5ºC acima da média. (Foto: Climatempo)

Após a onda de frio, a chegada da onda de calor também deve causar impactos na saúde. A mudança brusca pode desafiar a saúde dos moradores, principalmente nas áreas em que as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.

Conforme o mapa divulgado pelo Climatempo, o Estado terá elevação de 2,5ºC a 3ºC acima da média nas áreas em laranja, como a Capital. Já nas áreas em vermelho será 5ºC acima da média, sendo esse o caso de algumas cidades na região do Pantanal e a sudoeste do Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias