ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Onda de calor se aproxima com 5ºC acima da média

Estado irá enfrentar a partir do domingo (18) ar quente, seco e baixa umidade do ar

Por Jéssica Fernandes | 14/08/2024 09:57
Temperatura volta a subir a partir de domingo no Estado. (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)
Temperatura volta a subir a partir de domingo no Estado. (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)

Com o fim da onda de frio, Mato Grosso do Sul encara a partir de domingo (18) uma onda de calor que deve fazer os termômetros registrarem de 2,5ºC a 5ºC acima da média. A elevação na temperatura, conforme o Climatempo, deve durar pelo menos até o dia 22 deste mês.

Uma nova e forte massa de ar quente que se estabelece no Brasil é responsável por proporcionar essa mudança que ganha força no sábado (17) trazendo ar quente e seco. Outra alteração que será sentida pelos sul-mato-grossenses é na umidade relativa do ar que deve cair ainda mais nos próximos dias.

Na terça-feira (13), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo de baixa umidade do ar para todos os 79 municípios. Conforme o aviso, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% a 30% até a tarde de amanhã.

Onda de calor no Estado deve registrar até 5ºC acima da média. (Foto: Climatempo)
Onda de calor no Estado deve registrar até 5ºC acima da média. (Foto: Climatempo)

Após a onda de frio, a chegada da onda de calor também deve causar impactos na saúde. A mudança brusca pode desafiar a saúde dos moradores, principalmente nas áreas em que as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.

Conforme o mapa divulgado pelo Climatempo, o Estado terá elevação de 2,5ºC a 3ºC acima da média nas áreas em laranja, como a Capital. Já nas áreas em vermelho será 5ºC acima da média, sendo esse o caso de algumas cidades na região do Pantanal e a sudoeste do Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias