Operação resgata 73 cavalos vítimas de maus-tratos
Animais estavam sendo transportados em dois veículos apertados, sem água e alimentação
Ação conjunta realizada na Rodovia MS-166, no distrito de Cabeceira do Apa, em Ponta Porã, a 313 km da Capital, resultou no resgate de 73 cavalos e mulas em situação de maus-tratos. A operação, deflagrada na madrugada de quarta-feira (27) ocorreu após denúncia que levou até os veículos onde os equinos estavam sendo transportados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma operação conjunta em Ponta Porã, MS, resgatou 73 cavalos e mulas em situação de maus-tratos, transportados em dois caminhões sem a documentação necessária. Os animais, provenientes do Paraguai e de Campo Grande, apresentavam lesões e falta de água e alimento. Os motoristas foram multados em R$ 73 mil, e os animais encaminhados a um refúgio. A Iagro emitirá um laudo detalhado sobre os maus-tratos.
Abordados pela guarnição do BPMRu (Batalhão de Polícia Militar Rural), os veículos estavam sem a documentação exigida, como a GTA (Guia de Transporte de Animal) e outros documentos fiscais ou sanitários. Os dois motoristas admitiram a ausência da documentação exigida em lei.
O primeiro caminhão transportava 45 equídeos com origem em Colonita, Paraguai, com destino a Pedro Juan Caballero. O segundo levava 28 equídeos da Capital para Ponta Porã.
Durante a abordagem foram identificados sinais evidentes de maus-tratos nos animais, incluindo lesões. Além disso, eles estavam sendo transportados sem água, alimentação e espaço apertado. Os fiscais da Iagro participaram da operação e vão emitir um laudo detalhado sobre.
Os motoristas, veículos e animais foram escoltados até a delegacia. Posteriormente, os animais foram encaminhados para um refúgio em Dois Irmãos do Buriti. Diante da situação de maus-tratos e outras irregularidades, foram aplicadas multas que somam R$ 73 mil.
Participaram da operação Iagro, 2º BPMA e BPMRu.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.