Plano estadual reúne informações com tudo sobre energia renovável em MS
Governador assinou hoje documento com estratégias para desenvolvimento de fontes renováveis
Lançado na manhã desta terça-feira (7) pelo Governo do Estado, o MS Renovável é um Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia. Com 145 páginas, o documento assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) traz um levantamento e tudo o que os empresários precisam saber para entender a importância e possibilidades da produção e uso de energias renováveis. A assinatura ocorreu no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
O plano faz parte MS Carbono Neutro (Proclima), que prevê zerar suas emissões líquidas de carbono até o ano de 2030. Durante a solenidade de assinatura do plano, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, explicou que será criada uma Câmara Setorial para acompanhar as ações na área.
“As pessoas não querem saber, geralmente, como é feita a energia sustentável, mas quanto vão pagar. Esse é um conceito em que temos que avançar. Queremos envolver as instituições filantrópicas, promover mudanças na legislação e fomentar entre os municípios. Hoje, tem município buscando emendas parlamentares para projetos de geração e isso não é necessário porque há linhas de financiamento específicas”, disse Jaime.
O diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, lembrou que o grupo trabalha somente com geração de energia limpa, e o diretor comercial da (Re) Energisa, Rodrigo Sant Ana de Moura, fez uma explanação de todos os investimentos e resultados da empresa no setor.
“A gente escuta falar, cada vez mais, em energia renovável. A média do Brasil de energia renovável é de 11%. Em Mato Grosso do Sul, são 20%, quase o dobro. Muitos empresários não conseguem exportar para Europa porque não tem modelos de energia limpa”, comentou.
O diretor do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Rodolpho Mangialardo, também apresentou um panorama sobre os investimentos da entidade na área.
“Atualmente, 97% de todo consumo do Senai e Sesi é de energia solar. Em 2020, inserimos carros elétricos na frota e temos uma empresa para dar todo o suporte aos empresários interessados em projetos de energias renováveis”, explicou Rodolpho, ao mencionar a empresa Conecta do Senai.
Plano - Além do diagnóstico, o plano traz caracterização do setor energético em MS, um panorama estadual, aspectos legais e ambientais do setor elétrico, tudo sobre financiamento à geração de energia renovável, informações sobre o segmento de geração distribuída de energia e a participação dos pequenos negócios e todas as estratégias no MS Renovável.
O governo prevê a criação de organizações auxiliares e aprimoramento das existentes; o envolvimento das Instituições Filantrópicas do Estado nas ações do setor de energia renovável e o monitoramento das ações em torno das metas estabelecidas nas legislações vigentes para geração de energia renovável.
Clique aqui para acessar o Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia.