ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Plano estadual reúne informações com tudo sobre energia renovável em MS

Governador assinou hoje documento com estratégias para desenvolvimento de fontes renováveis

Caroline Maldonado | 07/02/2023 12:11
Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; e governador Eduardo Riedel (PSDB). (Foto: Caroline Maldonado)
Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; e governador Eduardo Riedel (PSDB). (Foto: Caroline Maldonado)

Lançado na manhã desta terça-feira (7) pelo Governo do Estado, o MS Renovável é um Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia. Com 145 páginas, o documento assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) traz um levantamento e tudo o que os empresários precisam saber para entender a importância e possibilidades da produção e uso de energias renováveis. A assinatura ocorreu no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

O plano faz parte MS Carbono Neutro (Proclima), que prevê zerar suas emissões líquidas de carbono até o ano de 2030. Durante a solenidade de assinatura do plano, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, explicou que será criada uma Câmara Setorial para acompanhar as ações na área.

“As pessoas não querem saber, geralmente, como é feita a energia sustentável, mas quanto vão pagar. Esse é um conceito em que temos que avançar. Queremos envolver as instituições filantrópicas, promover mudanças na legislação e fomentar entre os municípios. Hoje, tem município buscando emendas parlamentares para projetos de geração e isso não é necessário porque há linhas de financiamento específicas”, disse Jaime.

O diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, lembrou que o grupo trabalha somente com geração de energia limpa, e o diretor comercial da (Re) Energisa, Rodrigo Sant Ana de Moura, fez uma explanação de todos os investimentos e resultados da empresa no setor.

“A gente escuta falar, cada vez mais, em energia renovável. A média do Brasil de energia renovável é de 11%. Em Mato Grosso do Sul, são 20%, quase o dobro. Muitos empresários não conseguem exportar para Europa porque não tem modelos de energia limpa”, comentou.

O diretor do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Rodolpho Mangialardo, também apresentou um panorama sobre os investimentos da entidade na área.

“Atualmente, 97% de todo consumo do Senai e Sesi é de energia solar. Em 2020, inserimos carros elétricos na frota e temos uma empresa para dar todo o suporte aos empresários interessados em projetos de energias renováveis”, explicou Rodolpho, ao mencionar a empresa Conecta do Senai.

Lançamento do Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia. no auditório do Imasul (Foto: Caroline Maldonado)
Lançamento do Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia. no auditório do Imasul (Foto: Caroline Maldonado)

Plano - Além do diagnóstico, o plano traz caracterização do setor energético em MS, um panorama estadual, aspectos legais e ambientais do setor elétrico, tudo sobre financiamento à geração de energia renovável, informações sobre o segmento de geração distribuída de energia e a participação dos pequenos negócios e todas as estratégias no MS Renovável.

O governo prevê a criação de organizações auxiliares e aprimoramento das existentes; o envolvimento das Instituições Filantrópicas do Estado nas ações do setor de energia renovável e o monitoramento das ações em torno das metas estabelecidas nas legislações vigentes para geração de energia renovável.

Clique aqui para acessar o Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia.

Nos siga no Google Notícias