Plano Nacional de Resíduos Sólidos é tema de audiência pública na Capital
Consumo consciente e descarte adequado, tipos de coleta, destinação final dos resíduos e outros assuntos serão debatidos às 10h
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) recebe nesta sexta-feira (16), das 10h às 13h, a etapa Centro-Oeste de audiência pública do Ministério do Meio Ambiente sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
O programa é estruturado de acordo com a PNRS (Polícia Nacional de Resíduos Sólidos) e dispõe sobre instrumentos para avanços na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no País. O documento possui metas, diretrizes e estratégias fundamentais para operacionalizar a PNRS.
No plano estão consumo consciente e descarte adequado, tipos de coleta, destinação final dos resíduos, reutilização, catadores e a recuperação dos materiais recicláveis, indústrias recicladoras, reciclagem de resíduos orgânicos, recuperação energética, combustível derivado de resíduos, rejeitos e sustentabilidade.
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos é resultado direto do programa Lixão Zero, que subsidiado por Estados e municípios com foco na destinação final adequada.
De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Plano Nacional será fundamental para a consolidação de políticas públicas que favoreçam a destinação adequada dos resíduos sólidos.
O evento é no auditório do Imasul, mas também poderá ser acompanhado ao vivo pela internet (clique aqui).