Pode ser temporária, mas trégua na estiagem traz alívio e comemoração
Segundo Inmet, Capital deve ter chuvas pelo menos até o próximo dia 8
Mesmo sabendo que a trégua na estiagem pode ser temporária, os campo-grandenses comemoram e literalmente respiram aliviados com a chuva que atinge a cidade desde as primeiras horas da manhã deste sábado (4).
A população sofria com o tempo seco há 51 dias até que a chegada de um sistema de instabilidade virou o jogo. Nessa sexta-feira (3) uma garoa fina, passageira e em pontos isolados do município anunciou que as previsões sobre o aumento da umidade estavam certas.
Hoje, o dia amanheceu nublado e logo as primeiras gotas despencaram do céu. “O tempo estava muito seco. Nós estávamos precisando da chuva. Eu gostei”, afirma o estudante Carlos Saravi, 28 anos.
O vendedor ambulante Florentino Vareiro, 59 anos, estava começando a montar a banca quando começou a chover. “Mesmo atrapalhando um pouco o meu negócio, ela é bem vinda. Estávamos precisando. Sobre o comércio, procuro não reclamar. Tomara que dê certo para todo mundo, pois o tempo seco estava incomodando muito”, disse.
Marli Morete, 63 anos, trabalha na área social e também considera muito bem vinda a precipitação. “Foi ótima”, relata.
A meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Neide Oliveira, afirma que não apenas deve chover na Capital como há o alerta de temporais entre hoje e amanhã, com ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora.
“O volume deve superar os 20 milímetros, mas em alguns pontos da cidade pode chegar a ter ainda mais”, disse ao Campo Grande News.
Segundo ela, existem vários sistemas de instabilidade passando pelo país. O primeiro no fim de semana, mais intenso. Na segunda, outro mais fraco que deve se deslocar para o norte de Mato Grosso do Sul.
“No dia 7 o tempo dá uma secada, mas dia 8 tem nova previsão de chuva. Essas frentes são normais para esse período”, explica. Depois disso, é possível que a cidade volte a ficar um período sem precipitações, já que a estiagem é a marca do inverno brasileiro.