Prefeitura institui comitê para enfrentar mudanças do clima
Grupo criará ações para mitigar prejuízos causados ao meio ambiente
Prefeitura de Campo Grande, por meio do Decreto n. 15.699/2023, instituiu o Comitê Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. O colegiado tem por finalidade promover, estimular e planejar ações voltadas à mitigação das ocorrências de eventos climáticos, bem como o intercâmbio de informações relacionados às mudanças climáticas no município.
De acordo com o texto, o grupo tem caráter consultivo, propositivo e de assessoramento, visando subsidiar a implementação de instrumentos municipais de gestão relacionados às mudanças climáticas, de forma transversal às políticas públicas e articuladas com os órgãos e entidades que o compõem, em consonância com as disposições contidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental.
Composto por 21 órgãos e entidades do Executivo Municipal, a preocupação com a questão climática já se encontra expressa em diferentes instrumentos legais. “Sabemos que os eventos climáticos impactam de muitas maneiras os cidadãos. Campo Grande demonstra, com a instituição do comitê, a responsabilidade climática do Poder Executivo, principalmente para o fortalecimento da agenda climática”, disse Berenine Jacob Domingues, diretora-presidente da Planurb.
Além do comitê, a prefeitura anunciou a capacitação de 15 técnicos dos seguintes órgãos e entidades: Planurb, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) e Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.