Queimadas atingem área equivalente a 3,5 mil campos de futebol no Pantanal
Desde 26 de julho foram 45 ações de combate, quase o dobro de todo o registro no segundo semestre do ano passado
Os focos de incêndio somados já atingiram área de 2,5 mil hectares desde 26 de julho deste ano no Pantanal de Corumbá, município localizado a 419 km de Campo Grande. A dimensão total de vegetação consumida pelas chamas corresponde a 3.501 campos de futebol.
O Campo Grande News apurou que até esta quarta-feira (21) foram 45 combates realizados, quase metade de todo o registro de julho a dezembro de 2018. De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), somente no segundo semestre do ano passado foram 25 ações de combate.
Para debelar as chamas, o trabalho da Brigada Pantanal Prevfogo conta com 30 pessoas que se alternam em dois turnos, um dia de trabalho e outro para descanso. O combate até agora é feito com abafadores.
O número de queimadas em todo Mato Grosso do Sul já chegou a 4.007 ao longo deste ano, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número é 275% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.068 focos.
Do outro lado do Estado, na região sul, o Corpo de Bombeiros de Mundo Novo, a 476 km de Campo Grande, foi convocado para apoiar as queimadas no Parque Nacional de Ilha Grande na Bacia do Rio Paraná, na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraná.
Ao menos cinco militares participaram das ações de apoio e combate na quinta e sexta-feira da semana passada.