ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Revogado decreto de emergência por incêndios em 5 cidades do Estado

Os municípios sofreram com o fogo no final do ano de 2023; prazo acabaria em 14 de fevereiro

Por Jackeline Oliveira | 31/01/2024 08:37
Bombeiros trabalhando no controle de incêndio no Pantanal (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Bombeiros trabalhando no controle de incêndio no Pantanal (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Foi revogado nesta quarta-feira (31) o decreto que declarava situação de emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, municípios diante dos incêndios florestais. A princípio o decreto tinha validade de 90 dias, terminando em 14 de fevereiro, entretanto, na edição de hoje, foi publicada a revogação a partir da data da publicação, 15 dias antes do final do prazo.

O decreto foi publicado em 14 de novembro por conta do aumento no número de focos durante a intensa onda de calor que registrou temperaturas acima de 38 °C. Além disso, houve aumento de 95,8% na área queimada no Pantanal em relação ao ano anterior.

O decreto autorizava a mobilização de todos os órgãos para atuação em resposta aos desastres naturais, assim como a reabilitação do cenário e reconstrução de áreas afetadas. A responsabilidade fica a cargo da CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil).

A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil para averiguar o motivo da revogação do decreto, entretanto, até a publicação, não houve retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias