Revogado decreto de emergência por incêndios em 5 cidades do Estado
Os municípios sofreram com o fogo no final do ano de 2023; prazo acabaria em 14 de fevereiro
Foi revogado nesta quarta-feira (31) o decreto que declarava situação de emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, municípios diante dos incêndios florestais. A princípio o decreto tinha validade de 90 dias, terminando em 14 de fevereiro, entretanto, na edição de hoje, foi publicada a revogação a partir da data da publicação, 15 dias antes do final do prazo.
O decreto foi publicado em 14 de novembro por conta do aumento no número de focos durante a intensa onda de calor que registrou temperaturas acima de 38 °C. Além disso, houve aumento de 95,8% na área queimada no Pantanal em relação ao ano anterior.
O decreto autorizava a mobilização de todos os órgãos para atuação em resposta aos desastres naturais, assim como a reabilitação do cenário e reconstrução de áreas afetadas. A responsabilidade fica a cargo da CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil).
A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil para averiguar o motivo da revogação do decreto, entretanto, até a publicação, não houve retorno.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.