ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Risco de dengue, pneus jogados em campinho preocupam morador

Leitor flagrou situação que se estende desde quarta-feira, enquanto Capital enfrenta epidemia da doença

Caroline Maldonado | 07/04/2023 11:45
Campo de futebol com pneus descartados na Rua Divino de Castro, esquina com Engenheiro Paulo Frontin (Foto: Direto das Ruas)
Campo de futebol com pneus descartados na Rua Divino de Castro, esquina com Engenheiro Paulo Frontin (Foto: Direto das Ruas)

Campo de futebol no Jardim Los Angeles virou depósito de pneus velhos e incomoda moradores da região. Eles temem que o acúmulo de água da chuva vire local de criadouro de mosquitos que transmitem doenças, inclusive dengue, que tem provocado epidemia e lotado postos de saúde em Campo Grande. A multa nestes casos varia entre R$ 2,9 mil e R$ 11,7 mil, conforme a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

A situação se estende desde quarta-feira (5), na quadra que fica na Rua Divino de Castro, esquina com Engenheiro Paulo Frontin. Morador enviou fotos ao Campo Grande News denunciando o descarte irregular dos pneus.

“O pessoal anda jogando pneus aqui, onde estão fazendo um campinho, porém só está acumulando água da chuva. O risco de dengue e outras doenças está complicado", reclama o morador de 60 anos, que prefere não se identificar por medo de retaliações.

Penalidade - A Lei de Crimes Ambientais prevê pena de reclusão, de um a quatro anos, para quem causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

Denúncia - Pelo número 156, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, os moradores podem fazer denúncias à Prefeitura de Campo Grande.

Por meio de nota, a Semadur informou que "tem atuado de forma ostensiva em relação às fiscalizações voltadas aos terrenos baldios, no entanto, a atuação da secretaria ocorre em âmbito administrativo, conforme prevê o Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande, Lei n. 2909, no que cerne a vistoriar e notificar o responsável pelo imóvel para que o mesmo cumpra a legislação vigente".

A secretaria esclarece que os proprietários dos imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos, são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados.

Transcorrido o prazo da notificação, o auditor fiscal da Semadur retorna ao local para uma nova vistoria. Caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário então é autuado (multado), de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município.

A Semadur destaca que é necessária a conscientização dos proprietários dos terrenos quanto a correta manutenção da sua propriedade e da população quanto ao correto descarte dos seus resíduos.

"Recentemente a Prefeitura de Campo Grande lançou a campanha 'Terreno Limpo, Cidade Limpa', que visa sensibilizar a população quanto a importância do descarte e disposição correta de resíduos sólidos, a necessidade do controle de vegetação nos lotes e os problemas ligados ao uso de fogo para a limpeza desses espaços", informa a secretaria.

Direto das Ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, faça fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias