ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

Segunda equipe da Força Nacional desembarca no Pantanal

Mais 42 agentes se juntaram as equipes de Corumbá, nesta sexta-feira (28)

Por Gustavo Bonotto e Gabriela Couto, enviada especial a Corumbá | 28/06/2024 23:27
Equipes se apresentaram ao grupamento do Corpo de Bombeiros Militar no fim da tarde desta sexta-feira (28). (Foto: Marcos Felipe Rocha/Assessoria)
Equipes se apresentaram ao grupamento do Corpo de Bombeiros Militar no fim da tarde desta sexta-feira (28). (Foto: Marcos Felipe Rocha/Assessoria)

Quarenta e dois militares que integram a Força Nacional chegaram ao Pantanal de Corumbá, município sul-mato-grossense a 418 quilômetros de Campo Grande, no fim da tarde desta sexta-feira (28). As equipes irão como reforço no combate aos incêndios florestais que assolam o bioma há mais de 80 dias.

Como no dia anterior, a frota de combatentes foi apresentada à imprensa. A dificuldade permanece a mesma, segundo o titular do Corpo de Bombeiros, coronel Frederico Reis: deslocamento e permanência.

Até o momento, Mato Grosso do Sul já investiu R$ 50 milhões em equipamentos e ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. O estado conta com duas aeronaves Air Tractor, cada uma capaz de lançar 3 mil litros de água, além de novos equipamentos e veículos para auxiliar os bombeiros.

Desde o início das operações, em abril de 2024, 415 bombeiros militares foram mobilizados para o Pantanal, utilizando sete caminhões de combate a incêndio e 25 caminhonetes equipadas.

Mais cedo, o governador Eduardo Riedel (PSDB) descartou a necessidade de ajuda internacional. "O governo federal teve uma resposta absolutamente imediata. O planejamento permitiu isso e estávamos mobilizados. Na segunda-feira, eu conversei com o ministro da Defesa e com o ministro da Justiça pedindo o KC-390 que está aí. É uma tecnologia brasileira, um dos maiores aviões do mundo preparado para combate a incêndio”.

A reportagem do Campo Grande News recebeu imagens de como funciona a aeronave Millenium, considerada o cargueiro mais rápido e moderno do mundo. A bordo estavam 19 tripulantes da FAB (Força Aérea Brasileira) e mais 13 militares.

O KC-390 tem a capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem. á os aviões Air Tractor são do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e podem auxiliar no transporte de 1,8 mil a 2,5 mil litros de água.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias