Sem geada, dia amanhece com 4°C de sensação térmica e céu limpo
Trabalhadores que aguardavam frio rigoroso saíram de casa com vários casacos e mais de uma calça
Liniker Ribeiro | 22/08/2020 07:14
Não foi desta vez! A previsão até indicou possibilidades de geada em Campo Grande, mas o sábado (22) começou com tempo limpo, apesar dos termômetros registrarem 6°C nas primeiras horas do dia. A sensação térmica por volta das 6h era de 4°C.
Quem precisou sair de casa para trabalhar se preparou. Vários casacos e mais de uma calça para garantir que o frio não seria incômodo. Dona Cleuza de Souza, de 59 anos acordou cedo e antes mesmo do dia clarear já estava a caminho do trabalho. Com a notícia de que poderia gear, na Capital, investiu em peças de roupas.
"A gente que trabalha na madrugada, sabe que o quanto normalmente e frio. Moro aqui há 20 anos e já peguei geada por aqui e sei o quanto foi difícil. Então sai de casa com três casacos, duas calças, bastante protegida", explicou.
A amiga, Neila de Souza, de 49 anos, até esperou ansiosamente pelo momento histórico, mas teve que se contentar apenas com temperaturas mais amenas. "Amo frio, meu sonho é ir para Campos do Jordão (SP). Amei quando fiquei sabendo da geada, mas o frio está tranquilo", opina, apesar de também ter saído de casa com agasalhos a mais.
Trabalhando na madrugada, o frentista Adão Pereira de Oliveira, de 49 anos, também se preparou para a possível geada. "estou com três casacos e três calças. Apesar de não tido geada, fez muito frio", comenta.
Sem surpresa - O fato de não gear em Campo Grande não surpreendeu quem vive aqui. "A verdade é que aqui não faz mais tanto frio como antigamente", opina dona Cleuza. Na opinião dela, o frio de hoje, inclusive, foi menor que ontem (21). "Hoje tá gostoso, menos frio que ontem, não seu se porque não está chovendo, nem mesmo garoando", comenta.
Frio histórico - Apesar disso, o frio que tem feito na Capital, desde a noite da última quarta-feira, já está sendo considerado histórico pelos meteorologistas.
Conforme Natalio Abrahão, da Uniderp, isso acontece porque normalmente o mês de agosto registra temperaturas baixas, mas acima dos 10°C, em Campo Grande. Para hoje, conforme o meteorologista, o esperado era temperatura abaixo dos 5°C, com chances de gear.
Ainda segundo ele, os últimos registros de geada na Capital sul-mato-grossense foram há 7 e 45 anos. "Em 6 de julho de 1975 tivemos -1,4°C. Já em julho de 2013 o registro foi de -1°C", lembra o meteorologista". Natalio destaca ainda que, em todas as situações, os registros foram no início do inverno, no mês de julho, não em agosto. "Esse é o grande diferencial", finaliza.