Semana começa com previsão de mais pancadas de chuva para MS
Temperatura pode atingir os 36ºC nesta segunda-feira no Estado
A instabilidade do céu predomina e as pancadas de chuva que se tornaram rotineiras em janeiro devem aparecer neste início de semana em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há possibilidade de temporal nas regiões centro-leste e nordeste.
A meteorologista Valesca Fernandes explica que essa instabilidade é uma conjunção de fatores. “As instabilidades atmosféricas ocorrem devido à disponibilidade de umidade, deslocamento de cavados e também avanço de uma frente fria oceânica, além da atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, que favorece a formação de nuvens e chuva”, explica.
Campo Grande tem céu parcialmente coberto e registra 22ºC nesta manhã. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima não deve passar hoje dos 29ºC.
Na região sul do Estado a máxima não passa dos 28ºC em Ponta Porã, 29ºC em Naviraí, e 31ºC em Dourados e Ivinhema. No leste, Três Lagoas tem máxima de 30ºC. Já na região pantaneira o calor predomina e a máxima pode alcançar os 30ºC em Coxim, 34ºC em Corumbá, 36ºC em Porto Murtinho. Costa Rica e Chapadão do Sul têm máxima de 26ºC.
Termina no fim desta manhã o alerta do Inmet para tempestade na maior parte do Estado. Estão sob aviso para ventos de até 60 km por hora e queda de granizo os municípios de Campo Grande, Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado e Fátima do Sul.
Também estão em alerta Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.