ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Último dia de fevereiro tem sol, calor e previsão de chuva forte

Como o solo já está encharcado devido às últimas chuvas, há possibilidade de alagamentos

Dayene Paz | 28/02/2023 06:03
Tempo em Campo Grande na manhã desta terça-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)
Tempo em Campo Grande na manhã desta terça-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

O último dia do mês de fevereiro tem previsão de sol e calor para Mato Grosso do Sul. Contudo, por conta da combinação de calor e umidade, pode ocorrer chuva em maior parte do Estado, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Como o solo já está encharcado devido às últimas chuvas, há possibilidade de alagamentos.

Em Campo Grande, há previsão de chuva rápida. Os termômetros ficam entre 21°C e 31°C. Em Sidrolândia, a mínima é de 22°C e máxima de 33°C; em Sete Quedas as temperaturas ficam entre 20°C e 29°C; e em Três Lagoas entre 23°C e 33°C.

Na região pantaneira, o tempo é nublado, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Há alerta de chuva forte em Corumbá, mas as temperaturas seguem altas, com mínima de 24°C e máxima de 35°C.

Segundo o Cemtec, entre segunda-feira (27) e quinta-feira (2), o tempo fica instável, com chuvas de intensidade fraca a moderada, porém, localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque nas regiões centro-sul e leste do Estado.

As instabilidades ocorrem devido à combinação de umidade e aquecimento diurno. Além disso, soma-se ao deslocamento de cavados e um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai que favorece a formação de nuvens e chuvas. Os maiores acumulados de chuvas devem ocorrer entre terça e quinta-feira, com valores acima de 50 mm/24h.

O Cemtec pede atenção aos locais onde o solo já encontra-se encharcado devido ao excesso de chuvas ocorridas nos últimos dias, havendo o risco de inundações, alagamentos e, pontualmente, deslizamentos.

Nos siga no Google Notícias