ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Último dia de fevereiro tem sol, calor e previsão de chuva forte

Como o solo já está encharcado devido às últimas chuvas, há possibilidade de alagamentos

Dayene Paz | 28/02/2023 06:03
Tempo em Campo Grande na manhã desta terça-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)
Tempo em Campo Grande na manhã desta terça-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

O último dia do mês de fevereiro tem previsão de sol e calor para Mato Grosso do Sul. Contudo, por conta da combinação de calor e umidade, pode ocorrer chuva em maior parte do Estado, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Como o solo já está encharcado devido às últimas chuvas, há possibilidade de alagamentos.

Em Campo Grande, há previsão de chuva rápida. Os termômetros ficam entre 21°C e 31°C. Em Sidrolândia, a mínima é de 22°C e máxima de 33°C; em Sete Quedas as temperaturas ficam entre 20°C e 29°C; e em Três Lagoas entre 23°C e 33°C.

Na região pantaneira, o tempo é nublado, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Há alerta de chuva forte em Corumbá, mas as temperaturas seguem altas, com mínima de 24°C e máxima de 35°C.

Segundo o Cemtec, entre segunda-feira (27) e quinta-feira (2), o tempo fica instável, com chuvas de intensidade fraca a moderada, porém, localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque nas regiões centro-sul e leste do Estado.

As instabilidades ocorrem devido à combinação de umidade e aquecimento diurno. Além disso, soma-se ao deslocamento de cavados e um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai que favorece a formação de nuvens e chuvas. Os maiores acumulados de chuvas devem ocorrer entre terça e quinta-feira, com valores acima de 50 mm/24h.

O Cemtec pede atenção aos locais onde o solo já encontra-se encharcado devido ao excesso de chuvas ocorridas nos últimos dias, havendo o risco de inundações, alagamentos e, pontualmente, deslizamentos.

Nos siga no Google Notícias