Umidade relativa do ar próxima dos 20% deixa MS em estado de alerta
Ideal para o organismo humano é índice entre 40% e 70%
![Umidade relativa do ar próxima dos 20% deixa MS em estado de alerta Umidade relativa do ar próxima dos 20% deixa MS em estado de alerta](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/03/14/qq9kzr3z3ub4.jpg)
Todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de perigo potencial por baixa umidade relativa do ar. O aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que prevê índice de 30% a 20% no Estado.
O alerta começou às 11h e segue vigente até 17h desta terça-feira (10). Há baixo risco de incêndios florestais, porém, o instituto recomenda ingestão de bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e fugir da exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal para o organismo humano é umidade relativa do ar entre 40% e 70%.
Índice abaixo dos 30% pode causar prejuízos à saúde e provocar dores de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, cansaço e pele ressecada.
Ontem (9), quatro municípios do Estado entraram no ranking das 20 cidades mais secas do País, elaborado pelo Inmet. Em Costa Rica, a umidade do ar chegou aos 20%.
Corumbá e Amambai registraram 21%, ao passo que Juti atingiu os 22%.
Nesta terça, a previsão do instituto é de temperatura próxima dos 40°C nas regiões norte e pantaneira. Em Campo Grande, a máxima estimada é de 34°C.