Você já viu fumaça saindo do chão? Conheça o pior inimigo do Pantanal
Característica exclusiva do bioma, fogo subterrâneo aumenta a chance de reignição das chamas após combate
Muito se fala no fogo de turfa ou fogo subterrâneo que acontece só no Pantanal. Neste domingo, militares do Corpo de Bombeiros fizeram um trabalho intenso de rescaldo de chamas a 150 km de Aquidauana, entre Taboco e Corguinho.
A tentativa de resfriamento do chão quente ocorreu após cinco dias de combate às chamas na região das fazendas Santa Maria, Santa Emília, Santa Marta e Veneza. Ao todo foram queimados 600 hectares de mata.
No entanto, após cessar o fogo é possível ver que a fumaça ainda brota do chão. Este é o maior desafio e inimigo dos brigadistas no Pantanal. Por ser uma área alagada, toda a matéria orgânica acumulada embaixo da terra continua em combustão.
Para tentar evitar uma reignição e propagação de fogo e faísca, os militares passam uma grade de ferro para tentar ‘amolecer’ a terra que está por cima da matéria orgânica, onde o fogo de turfa queima.
Em seguida, eles jogam água com caminhão-tanque para resfriar a região e evitar que o foco volte a ficar ativo. Além disso, fazem todo um trabalho de aceiro, que são aberturas de estradas para evitar que o fogo avance e é aberto em volta das áreas com maior incidência de turfa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.