Brigada Alto Pantanal encontra répteis vivos após passagem do fogo
Animais sobreviveram durante incêndio que durou mais de uma semana na Serra do Amolar, em Corumbá
A Brigada Alto Pantanal do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) encontrou dois répteis vivos no sábado (3), na região dos incêndios da Serra do Amolar, em Corumbá. Um jacaré e uma iguana sobreviveram à passagem do fogo que consumiu parte do Pantanal por mais de sete dias.
Os brigadistas estavam fazendo trabalho de campo e apagando os focos que persistiam nas proximidades da margem do Rio Paraguai, quando encontraram os animais.
A sobrevivência das duas espécies pode ser considerada um milagre da natureza, já que répteis andam no chão e não conseguem correr. No entanto, os dois bichos conseguiram se esconder do fogo em algumas “ilhas” verdes.
Os vídeos foram feitos durante a vistoria da área e busca ativa por água para combater o fogo. O jacaré estava bem escondido no mato, tentando proteger-se, e a iguana em cima da vegetação que já tinha queimado.
De acordo com a assessoria de imprensa do IHP, os brigadistas conseguiram fazer o combate na área onde estavam os dois animais e evitaram que o fogo avançasse para o local que os répteis estavam refugiando-se.
Os focos de incêndios foram extintos nesta segunda-feira (5). Equipes ainda estão no local fazendo o rescaldo e monitorando locais que podem ocorrer ‘fogo de turfa’. As chamas começaram no sábado passado (27), quando um fazendeiro da região incendiou uma área próxima a morraria.
A Serra do Amolar é considerada Patrimônio da Humanidade e serve como imenso corredor de biodiversidade. Nenhum animal foi encontrado morto até o momento.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.