Doenças em pets podem ser tratadas com homeopatia e menos custo
Medicamentos tratam condições dermatológicas, renais, cardiológicas, ortopédicas e até transtornos emocionais

No mundo pet o que não falta são opções de medicamentos para tratar doenças dermatológicas, renais, cardiológicas, ortopédicas e até transtornos emocionais de cães e gatos. Mas o que muitos donos não sabem é que os cuidados podem ser feitos com remédios homeopáticos, ou seja, naturais. Além dos benefícios, o valor acaba saindo mais acessível do que os convencionais.
A veterinária Aurora Real, especialista em homeopatia, explica que é uma opção que prioriza e respeita cada animal e busca benefícios com menos resíduos ou efeitos colaterais. Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de matérias-primas de origem vegetal, mineral ou animal,
“É uma alternativa mais natural e com muitas possibilidades. Os animais respondem muito bem e por isso a linha homeopática tem crescido muito. O mundo hoje procura alternativas mais naturais, com menos efeitos colaterais. Então vejo uma onda de crescimento”.
De acordo com ela, os medicamentos mais usados são para sintomas de ansiedade e alergias. Entretanto, eles também são indicados para outros quadros clínicos.
“O veterinário analisa se é cirúrgico, se é emergência ou se é um caso onde a homeopatia pode ser uma alternativa. Há casos com pacientes que têm de cura completa de pele, por exemplo. A melhora clínica é excelente. Eu que trabalho com vaca de leite também é a cura de mastite - inflamação nas glândulas dos seios da vaca -, cicatrização de pele, recuperação óssea”.
Mas afinal o que é a homeopatia? A veterinária explica que é uma ciência criada pelo médico alemão Christiano Samuel Hahnemann e uma forma de tratamento baseada na semelhança de sintomas com o que será tratado.
O veterinário Antonio Defanti Júnior acrescenta que os tutores, tanto de cães quanto de gatos, procuram por medicamentos homeopáticos e o que muda é a finalidade. Para os cachorros o uso é feito devido a problemas renais, de fígado e gástricos. Já para os gatos é de estresse e problemas urinários e de pele.
“A demanda maior é em cães, mas os tutores são bem abertos aos tratamentos homeopáticos. No caso deles, a gente usa para cães, para problemas de pele, ansiedade e hiperatividade”.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.