Morcego com raiva é encontrado no Damha e CCZ alerta donos de pets
O animal foi capturado no domingo (15) e o diagnóstico foi confirmado na quarta-feira
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) recolheu um morcego infectado com raiva no residencial Damha III, região do bairro Tiradentes, em Campo Grande no último dia 15. Na próxima semana, o CCZ fará visitas casa a casa neste e em outros residenciais da região, vacinando cães e gatos, com ações de conscientização.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande identificou um morcego infectado com raiva no residencial Damha III e planeja realizar campanhas de vacinação em cães e gatos na região. Desde agosto, o CCZ tem trabalhado para vacinar 80% dos pets da cidade, mas até agora menos de 50% foram imunizados. A população é alertada sobre como agir ao encontrar morcegos e a importância de vacinar os animais, especialmente após a confirmação da doença em um morcego local. A vacinação é realizada no CCZ e em visitas domiciliares programadas, com o objetivo de conter a propagação da raiva.
O morcego foi capturado há cinco dias, no último domingo, dentro de uma residência. O resultado do exame, com diagnóstico positivo para raiva, só saiu na quarta-feira.
Na segunda-feira (23) as visitas serão no residencial Damha III. Na quinta-feira, a equipe do CCZ irá ao residencial Damha I e, na sexta-feira, ao Damha II. O condomínio Damha IV receberá a equipe da Sesau na segunda-feira (30). O plano inicial do CCZ era fazer as visitas hoje, mas a ação foi cancelada por conta do tempo chuvoso.
Em 2024, 541 morcegos com suspeita de raiva foram recolhidos em Campo Grande, mas apenas seis deles foram diagnosticados com a doença, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A vacinação de pets da região onde o animal infectado foi encontrado é uma ação de bloqueio contra o vírus da raiva.
A Sesau orienta que se um morcego for encontrado, a recomendação é mantê-lo isolado e acionar o CCZ para recolher o animal. Um balde, por exemplo, pode ser utilizado para conter e isolar o animal. Deve-se evitar tocar ou manipular morcegos.
Em caso de mordida em humanos, é necessário lavar o ferimento com água e sabão, além de procurar imediatamente uma unidade de saúde. Se um animal doméstico tiver contato com morcego, ele deve ser levado o mais rápido possível ao CCZ para avaliação.
Campanha de vacinação - Os agentes do CCZ estão fazendo visitas para vacinação contra a raiva desde agosto, com objetivo de imunizar 80% dos cães e gatos da Capital. Contudo, até agora menos de 50% foram vacinados.
São 82.992 cachorros em Campo Grande e, até ontem (19), 46,2% deles (82.992) foram imunizados. Entre os felinos, apenas 33,54% foram vacinados. São 89.810 gatos na Capital, mas apenas 30.125 foram imunizados.
Em nota, a Sesau informa que 48% dos imóveis visitados estavam fechados. Também é possível levar o animal doméstico até o CCZ para receber a vacina, nos fins de semana, feriados e de segunda a sexta-feira.
O Centro de Controle de Zoonoses fica na Avenida Filinto Muller, 1.601, Vila Ipiranga. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 7h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados das 6h às 22h.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.