Morre Heloisa Urt, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá
Morreu na tarde desta quarta-feira, 23, aos 61 anos, Heloisa Helena da Costa Urt, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá. Helô, como era conhecida, se sentiu mal pela manhã e foi internada. No fim da tarde teve um infarto, quando ainda estava no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital da Caridade de Corumbá. Ela deixa três filhos Luis Eduardo e os gêmeos Leonardo e Felipe.
Militante histórica do PT, Helô era muito querida e respeitada em Corumbá, pelo seu jeito despojado, irreverente e determinada naquilo que fazia. Formada em Letras pela UFMS, Heloisa Urt era uma das principais referências quando o assunto envolvia arte e manifestação cultural e movimentos sociais e políticos, como defesa da mulher e militância partidária.
Homenagem - Em março deste ano, o deputado Paulo Duarte prestou homenagem a Helô Urt, propondo a entrega a ela do Troféu “Celina Jallad”. Duarte destacou sua personalidade ativa e solidária, colocando sempre a sua própria casa à disposição de todos os artistas.
Helô Urt participou, ainda, do movimento de resgate da manifestação do Cururu e do Siriri, que resultou no registro da Viola-de-Cocho como Patrimônio Imaterial da cultura brasileira.
Em sua gestão, no cargo de Presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, a Professora Heloísa Urt ampliou o atendimento às crianças e jovens de 120 para 650, implantou a Noite da Seresta e resgatou os Cordões Carnavalescos daquele município. Nesse período, também foi criada a Capela de São João.
“A cultura não está isolada de qualquer outro tipo de desenvolvimento e é muito importante na evolução de qualquer país ou município”, disse ela no dia da homenagem prestada na Assembleia Legislativa.