Após uma semana de recesso, políticos terão agenda lotada e até festa junina
Deputados votam projetos de datas no calendário estadual e vereadores fazem sessão solene “Ruth Brilhante”
As casas legislativas que ficam em Campo Grande estão de recesso desde a quinta-feira (8), no feriado de Corpus Christi e só retornam na quarta-feira (14), após o feriado do padroeiro da cidade, Santo Antônio, celebrado na terça-feira (13). Com isso, deputados e vereadores terão uma semana de folga.
Mas o retorno das atividades promete ser intensa, apesar de ser uma ‘semana curta’ de trabalho. A Assembleia Legislativa retorna na quarta-feira (14) com reunião da CCJR (Comissão de Constituição Justiça e Redação), às 8h e sessão ordinária às 9h.
Na pauta, os parlamentares votam quatro projetos. Dentre eles estão três matérias que incluem datas comemorativas no calendário estadual e um pedido de utilidade pública. Se aprovados poderão ser celebrados a Semana Estadual da Mulher, Campeonato de Pesca Esportiva – Galera do Taquari e na data do dia Estadual do Repórter Fotográfico - Valdenir Rezende, poderá ter entrega de diploma de honra ao mérito legislativo.
À noite, a partir das 19h, ocorre a sessão solene do 37º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas, no Plenário Júlio Maia, que também marca os 20 anos de instalação da Abel. O evento tem continuidade durante todo o dia 15, no Tribunal de Contas do Estado, com palestras e mesas redondas pela manhã e pela tarde, com intervalo para almoço.
No dia 16, o Encontro será realizado no Bioparque Pantanal, a partir das 8h30 com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre as Escolas e, ao fim, a entrega do Prêmio Abel e a eleição para a nova diretoria do biênio 2023-2025.
Na sexta-feira (16), o Palácio Guaicurus recebe a 1ª Festa Junina da ALEMS, a partir 17h, no estacionamento da Casa de Leis. A entrada solidária será uma roupa, cobertor ou agasalho. As barracas com comidas típicas serão montadas por entidades assistenciais. A atração musical prevista é do grupo Canto da Terra.
Câmara Municipal – Já a Câmara Municipal retoma as atividades, também na quarta-feira (14), só que no período noturno, com a sessão solene para entrega da medalha do mérito legislativo “Ruth Brilhante”. O evento começa às 17h, no Plenário “Oliva Enciso” e homenageia profissionais em comemoração ao Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias.
Na quinta-feira (15), a única sessão ordinária da Casa de Leis terá projetos polêmicos na pauta. Dentre eles o pedido de abertura de crédito suplementar da Prefeitura. Adriane Lopes (PP) solicita aos vereadores a autorização para remanejar R$ 519.000,00 do orçamento.
Já o vereador André Luis (Rede) precisa de maioria simples dos votos do plenário para conseguir aprovar em primeira discussão o projeto que obriga a instalação de câmeras de segurança na sala de eutanásia do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
O último dia útil da semana, na sexta-feira (16), ocorre a audiência pública da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana que irá debater A Verticalização do Bairro Chácara Cachoeira.
A população poderá participar com perguntas e dar a opinião no Plenário Oliva Enciso do Poder Legislativo do Município, localizado na Avenida Ricardo Brandão, n. 1600, Jatiúka Park, a partir das 9h.