ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 22º

Política

Assembleia aprova projetos para aumentar sessões de júri popular

Proposta de mudanças no TJ também regulamentou centrais eletrônicas dos cartóros no Estado

Gabriela Couto | 06/05/2021 11:33

Assembleia aprova projetos para aumentar sessões de júri popular
Deputados aprovaram quatro porjetos de lei durante a sessão mista desta quinta-feira (06) na Assembleia Legislativa (Foto Wagner Guimarães)

Foram aprovados quatro projetos de lei durante a última sessão ordinária desta semana, realizada hoje (06), na Assembleia Legislativa. Duas das propostas eram de autoria do Poder Judiciário.

O Projeto de Lei 57/2021 que modifica dispositivos do Código de Organização e Divisão Judiciárias de Mato Grosso do Sul, garante a partir de agora o aumento na periodicidade das reuniões do Tribunal do Júri, onde ocorrem os julgamentos por júri popular. Essa alteração, segundo justificado no projeto, deve-se ao crescimento acentuado do número de processos de competência do Tribunal do Júri, o que torna necessária maior quantidade de reuniões.

E segue para a redação final o projeto 242/2020 que trata sobre o funcionamento das centrais eletrônicas registrais e notariais e sobre a cobrança de valor para manutenção,  gestão e aprimoramento contínuo dessas centrais eletrônicas.

O objetivo, de acordo com o Judiciário, é o “aperfeiçoamento das atividades cartorárias, bem como a facilitação das utilização destes serviços pelos usuários  com a opção de solicitação e emissão de documentos pela via eletrônica”.

A proposta recebeu emenda modificativa do deputado José Carlos Barbosa (DEM) que estabeleceu um limite de teto. A princípio seria cobrado 30% do serviço tradicional, in loco, mas a partir de agora o teto máximo será de 1 Uferms.

Os outros dois projetos aprovados na sessão desta quinta-feira foram dos deputados Zé Teixeira (DEM) e Renato Câmara (MDB). Em segunda discussão passou a proposta 58/202 do democrata que obriga as concessionárias de serviços públicos essenciais e as operadoras de planos de saúde a divulgarem, nas faturas, mensagens de incentivo à doação de sangue.

De acordo com a proposta, nas faturas deverá constar a frase “Doe sangue e ajude a salvar vidas” e informação sobre o local de doação mais próximo da residência do consumidor.

Outra proposta aprovada em segunda discussão é o Projeto de Lei 29/2021, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB). A proposição cria a Semana Sul-Mato-Grossense do Leite, a ser realizada, anualmente, na semana que ocorrer o dia 1º de junho, Dia Mundial do Leite.

Nos siga no Google Notícias