Câmara suspende uso da tribuna para evitar politicagem em ano eleitoral
Suspensão é por tempo indeterminado para não haver embates ideológicos entre vereadores
Na avaliação da Mesa Diretora da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSB), vereadores estão fazendo solicitações para levar pessoas a usarem a tribuna e tratar “assuntos com conotação política”. Por ser ano eleitoral, em que a população vai eleger parlamentares municipais e prefeito, está suspenso por tempo indeterminado o uso da tribuna participativa.
O espaço é usado por representantes da sociedade organizada convidados por algum dos 29 vereadores. Eles podem levar informações e provocar debate sobre qualquer tema de interesse da sociedade, durante determinado momento das sessões ordinárias, que ocorrem às terças e quintas-feiras.
A decisão foi informada em comunicação interna enviada aos gabinetes. Conforme o documento, o objetivo é “evitar o descontentamento e embates entre parlamentares por questões ideológicas”.
Tribuna - A presidência não cita nenhum caso específico de uso político da tribuna. Para se ter uma ideia de como a tribuna é usada e a variedade de temas levantados, a última a usar o espaço foi a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, Manuela Nicodemos Bailosa, que falou sobre a violência política contra as mulheres e igualdade de gênero, na terça-feira (9), a convite da vereadora Luiza Ribeiro (PT);
No dia 4, o síndico do Condomínio Jardins do Jatobá, Marcelo Duailibi Bicca, esteve na sessão para falar sobre os problemas advindos do abandono do Parque Ecológico Águas do Prosa, que fica no Bairro Chácara Cachoeira. O convite foi feito pelo vereador Victor Rocha, o “Dr. Victor”.
A presidente da Confraria da Arte e do Artesanato das Moreninhas, Ednalva Oliveira, utilizou a tribuna, na sessão do dia 26, quando falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela instituição e a importância de se valorizar a cultura, a convite do vereador Valdir Gomes (PP).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.