ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 25º

Política

Candidato à sucessão da Assomasul quer ampliar capacitação e discutir reforma

Prefeito de Itaquirai, Thalles Tomazelli (PSDB), também pretende criar a diretoria de cidadania na instituição

Por Fernanda Palheta | 04/11/2024 13:24
Prefeito reeleito de Itaquirai, Thalles Tomazelli (PSDB), é candidato à presidência da Assomasul para o biênio 2025-2026 (Foto: Marcos Maluf)
Prefeito reeleito de Itaquirai, Thalles Tomazelli (PSDB), é candidato à presidência da Assomasul para o biênio 2025-2026 (Foto: Marcos Maluf)

Na busca pela sucessão da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o prefeito reeleito de Itaquirai, Thalles Tomazelli (PSDB), pretende trazer discussões sobre temas que impactam o dia a dia das gestões municipais e ampliar a capacitação dos prefeitos e servidores públicos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O prefeito reeleito de Itaquirai, Thalles Tomazelli (PSDB), candidato à presidência da Assomasul, pretende focar em capacitação de prefeitos e servidores públicos, abordando temas como a reforma tributária e a prestação de contas em tempo real. Ele também almeja criar uma diretoria de cidadania para fortalecer a assistência social. Tomazelli defende uma chapa com representatividade regional, de gênero e de partidos, buscando atender as necessidades de todos os municípios do Mato Grosso do Sul.

Ele aponta que as duas medidas serão importantes para aproximar as prefeituras da instituição e garantir a melhoria contínua do trabalho do executivo municipal. “Não podemos ficar aguardando surgir uma capacitação, precisamos ver o que tem de novidade, quais as exigências para as prefeituras, e garantir o acesso. Isso trará benefício para o estado e municípios”, disse.

O impacto da reforma tributária é um dos temas centrais que Thalles pretende trazer para a pauta, já que os prefeitos eleitos estarão à frente da gestão durante o período de transição. “Estaremos discutindo e formando uma comissão para fazer essa reforma tributária que vem por aí, porque a reforma ainda é muito obscura para todos”, defendeu.

Na capacitação, um dos focos será a prestação de contas da gestão. Hoje o Tribunal de Contas exige a utilização de um novo mecanismo para a prestação de contas em tempo real com o objetivo de garantir mais transparência.

“A gente quer fazer uma capacitação imediata, muitas prefeituras ainda não estão preparadas para implantação desse sistema e é uma exigência”, disse. “Essa é uma das funções da Assomasul, pegar essas dificuldades e avançar tentando buscar a solução para as prefeituras”, completou.

Seguindo o exemplo do governo do Estado, Tomazelli pretende criar a diretoria de cidadania dentro da Assomasul. O objetivo é abordar mais questões de assistência social. “Por exemplo, você traz a resolutividade nesse eixo de trabalho, começa a ter uma diretoria aonde consegue olhar todas as dificuldades locais”, justifica.

O prefeito de Itaquiraí ainda afirmou que a representatividade será uma bandeira tanto na formação da chapa quanto promessa de gestão. “Eu defendo que nossa chapa contenha todos os partidos, de acordo com a quantidade de prefeitos que eles representam no Estado”, afirmou.

A chapa trará representatividade regional. “A extensão territorial do Mato Grosso do Sul é muito grande e por isso é importante termos representatividade de todas as regiões, porque quando a realidade da região sul é uma, quando você vai partir para o Pantanal a realidade é outra e no Bolsão também é diferente”. As mulheres também farão parte da chapa garantindo representatividade de gênero. “Nós nunca tivemos uma eleição que saímos com 13 mulheres eleitas. Vamos conversar com todas as mulheres”, finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias