ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Política

Cidadania quer duas vagas na Câmara da Capital para "reconstruir" partido

Presidente nacional da sigla, Comtte Bitencourt, está em Campo Grande para evento nesta quarta-feira (5)

Por Caroline Maldonado | 05/06/2024 15:10
Cidadania quer duas vagas na Câmara da Capital para "reconstruir" partido
Presidente nacional do partido, Comtte Bitencourt. (Foto: Marcos Maluf)

Campo Grande e Dourados são os focos do partido Cidadania nas eleições para vereador em outubro. O partido perdeu totalmente a expressividade em Mato Grosso do Sul, bem como no cenário nacional, desde os tempos em que mudou de nome, deixando a sigla PPS (Partido Popular Socialista). O momento é de “desafio” e “reconstrução”, nas palavras do presidente nacional do partido, Comtte Bitencourt, que está em Campo Grande nesta quarta-feira (5) para reunir-se com membros regionais.

Em entrevista exclusiva ao Campo Grande News, Comtte apresentou os pré-candidatos do partido às vagas na Câmara Municipal, que não tem representante da sigla neste mandato, bem como a Assembleia Legislativa de MS.

O partido de centro-esquerda apoiou Simone Tebet (MDB) para a Presidência da República e tem como bandeiras a democracia, o acesso à educação pública de qualidade para todos, além de buscar o resgate da história da sigla, firmada na esquerda, porém é um tipo de “centro-liberal”, quando o assunto é gestão dos recursos públicos e teto de gastos, nas palavras do presidente.

Vamos ouvir, conversar e sentir como está a mobilização do partido no Estado, qual é o planejamento estratégico para as eleições. É um partido que já teve vários mandatário e estamos sem agora nas principais cidades. A direção estadual está trabalhando muito no projeto de resgatar mandatos, especialmente em Campo Grande e Dourados", destacou Comtte.

Os esforços até outubro serão para eleger o professor Adonis Marcos de Souza e a policial penal Dheinifer Martins. Em Dourados, há sete pré-candidatos, dentre eles o ex-vereador e presidente municipal do Cidadania, Silas Zanata.

União - O que dá fôlego ao partido é a federação com o PSDB (Partido da Social Democracia), que tem como candidato à prefeitura o deputado federal Humberto Pereira, o “Beto Pereira”.

Esta será a primeira eleição municipal com federação partidária, criada na Reforma Eleitoral de 2021. Esse tipo de união é diferente da coligação e diminui o risco de o eleitor ajudar a eleger um candidato de ideologia oposta à sua, como ocorria nas coligações em eleições proporcionais.

O PSDB, por sua vez, tem compromisso com o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), de Simone Tebet, para construir candidaturas municipais por todo o Estado. Onde um partido tiver mais chances lançará seus candidatos a prefeitura com apoio do outro.

Pré-candidatos - Adonis foi candidato a governador nas eleições de 2022, quando ganhou destaque nos debates, inclusive com o governador eleito Eduardo Riedel (PSDB), agora parceiro na federação.

O professor avisa que se eleito quer trabalhar para que os plano de zoneamento não tenha retrocessos, mas siga priorizando a ocupação dos vazios urbanos para que a população não fique longe do Centro, "amargando" a falta de acesso aos serviços públicos, como saúde, educação e segurança.

Temos que discutir as zonas de interesse social, pois tem vários prédios abandonados na cidade e as pessoas vivendo nas periferias sem serviço público nenhum, sem segurança e você liga para o bombeiro, que está aqui na região central até chegar é muito difícil. Vemos o sucateamento do Samu. Acho que esse é o grande debate desse momento que o Cidadania vai ser protagonista sem dúvida”, comentou Adonis.

Cidadania quer duas vagas na Câmara da Capital para "reconstruir" partido
Pré-candidato a vereador pelo Cidadania, professor Adonis Marcos de Souza. (Foto: Marcos Maluf)

Dheinifer, por sua vez, fala em discutir também a segurança pública e acessibilidade na infraestrutura da cidade. Ela apoia o maior protagonismo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e integração na segurança da cidade.

É necessário esse olhar para a Guarda e continuarmos trabalhando nessa união. Policial penal, guarda, policial civil e militar. É importante um olhar também para acessibilidade, que falta em Campo Grande”, afirmou Dheinifer.

Cidadania quer duas vagas na Câmara da Capital para "reconstruir" partido

Palestra - O evento do Cidadania hoje será aberto ao público, no Novotel, a partir das 19h. O presidente nacional do partido fará palestra sobre Conjuntura Política Nacional, Poder Local e Eleições. A visita faz parte do giro que o dirigente está fazendo pelo País para acompanhar as articulações do partido.

Comte é professor, foi deputado Estadual no Rio de Janeiro por quatro mandatos e presidente da Comissão de Educação do legislativo carioca. Ele também exerceu os cargos de secretário de Educação de Niterói e de secretário Estadual de Educação. Comte é vice-presidente Nacional da Federação com o PSDB.

Nos siga no Google Notícias